Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Servidores participam de ações virtuais promovidas pela Prefeitura em outubro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Movimenta PBH, promoveu encontros para os servidores e colaboradores da administração municipal durante o mês de outubro. Os eventos virtuais tiveram como temas a sífilis, o assédio sexual, a alimentação saudável e o Outubro Rosa. 

Segundo Ligia Rache Pereira, gerente de Gestão do Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e integrante do Movimenta PBH, os encontros têm o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental durante este período de pandemia.  

O tema do primeiro encontro, realizado no dia 1º de outubro, foi assédio sexual. Os advogados Daniel Martins e Karla Valle conversaram com os participantes sobre os aspectos disciplinares e psicossociais do assédio, além de uma abordagem correcional e disciplinar no âmbito da Prefeitura. Daniel explicou que a Lei Municipal 7.169/96 considera assédio sexual a conduta de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o infrator da condição de superior hierárquico ou de ascendência inerente ao exercício de emprego, cargo ou função pública.

Karla Valle falou sobre o assédio moral e sexual nas relações de trabalho. “As mulheres são as maiores vítimas. As causas dessa situação estão no patriarcalismo, impondo às mulheres a estratificação vertical, pois, em geral, estão em postos de trabalho inferiores a homens, e a segregação horizontal, que é a especialização dos empregos segundo o sexo”, afirmou. 

Já no dia 19, foi promovido o 9º encontro sobre alimentação saudável. Desta vez, a nutricionista Cleunice da Silva Castro falou sobre as funções das gorduras, as fontes, gorduras boas x gorduras ruins e sobre o colesterol. “Elas não são nossas inimigas. Não devemos excluir nenhum grupo alimentar da nossa dieta. Temos é que evitar o excesso e nos atentar com a qualidade dos alimentos. As gorduras são componentes de estruturas celulares com funções de isolante térmico e físico, sintetização de hormônios, o transporte  de vitaminas e a palatabilidade. Existem quatro tipo de gorduras: trans, saturada, monossaturada e polinsaturada. “Destas, as piores para nosso organismo são as trans”, explicou. 

“O assunto alimentação saudável é excelente para mudança de hábitos, porque aprendemos os motivos pelos quais algumas coisas são ou não saudáveis. Todos os assuntos falados pela Cleunice  ficam fáceis de entender. Ela tem ótima didática e tira as dúvidas com muita propriedade. Eu consumo mais gordura do que devia, mas procuro balancear com alimentos saudáveis no dia a dia”, ressaltou Vivian Pimentel Vianna, administradora  e servidora na Secretaria Municipal de Saúde. 

A sífilis foi o tema do bate-papo virtual realizado no dia 20.  A médica infectologista Tatiani Fereguetti ministrou a palestra sobre o tema. Tatiani é referência técnica da Coordenação de Saúde Sexual e Atenção às IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde e atua como gerente assistencial no Hospital Eduardo de Menezes - FHEMIG. Ela conversou sobre o contexto histórico da sífilis, o panorama epidemiológico, os aspectos clínicos e as formas de prevenção e promoção da saúde.

“Os casos de sífilis são ascendentes no Brasil desde 2010, com aumento de transmissão entre os jovens. A cura com tratamento é perfeitamente alcançada. Temos que testar, o que ocorre com pouca frequência, para podermos tratar e curar esta enfermidade”, enfatizou. 

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Movimenta PBH e a Secretaria Municipal de Saúde ainda promoveram o encontro Outubro Rosa, com o tema Covid-19 e a saúde das mamas. Três profissionais da Rede SUS-BH debateram sobre este assunto com os participantes. A médica Soraya Paim, mastologista da REDE SUS-BH da Secretaria Municipal de Saúde, conversou sobre a abordagem e tratamento pós-diagnóstico do câncer de mama.

A importância do aleitamento materno na prevenção do câncer de mama em tempos de Covid-19 foi explicada pela nutricionista e referência técnica da Coordenação da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Cordeiro. Ellen Cristine Lage, assistente social que atua com a temática da saúde da mulher, falou sobre a importância da rede de apoio, com ênfase na escuta, no acolhimento e cuidados com a mulher. 

Todos os eventos do Movimenta PBH são gravados e estão disponíveis no EAD da Prefeitura e podem ser acessados neste link