Pular para o conteúdo principal

Servidores da Segurança Municipal concluem curso de Produção por Evidências
Foto: PBH/Divulgação

Servidores da Segurança Municipal concluem curso de Produção por Evidências

criado em - atualizado em

Um grupo composto por 30 servidores da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) acaba de concluir a Capacitação em Produção por Evidências, oferecido pela Fundação CEFETMINAS. O curso, que teve início em janeiro deste ano, foi voltado para a produção de evidências relacionadas a desordens públicas no ambiente urbano.

 

De acordo com o gerente Mário Monteiro, responsável pelo Observatório do Espaço Urbano, setor do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) que produz informações sobre problemas públicos, por meio de análise e do georreferenciamento de dados, para subsidiar a atuação da Guarda Civil Municipal e do próprio Centro de Operações na solução dos impasses, a expectativa é que os servidores recém-capacitados atuem como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, aplicando-os em diferentes áreas de atuação da Prefeitura.

 

Os módulos do curso incluíram temas como o da Sociologia do Crime, Prevenção Social e Situacional da Criminalidade, Gestão Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, além de Métodos Operacionais de Intervenção na Segurança Pública Municipal. Durante as aulas foi ressaltado exatamente o papel do Observatório do Espaço Urbano do COP-BH como uma referência no campo da produção de evidências, sendo apresentado aos participantes as técnicas adotadas no setor, permitindo que tivessem acesso a informações atualizadas, estudos de caso e práticas embasadas em evidências sólidas.

 

Para o delegado da Polícia Civil e professor de Estatística e Análise Criminal, Diego Alves, o treinamento foi extremamente proveitoso tanto para os alunos quanto para os professores. “O curso promoveu a troca de conhecimentos entre as instituições, sendo essa interação importantíssima para desenvolver conhecimentos estatísticos e de análises que auxiliem a tomada de decisão e, principalmente, auxiliem as unidades operacionais”, explicou.

 

A coordenadora da Fundação CEFETMINAS, Glauce Viegas, frisou a necessidade de fomentar um ambiente de ensino e de aprendizagem que seja propício aos professores e aos alunos para que o conhecimento compartilhado se transforme em experiências relevantes de prática profissional. “O planejamento do curso gera entregas que respaldam a tomada de decisão por parte desses profissionais. Isso, consequentemente, terá impacto positivo para o desenvolvimento de Belo Horizonte e de seus cidadãos”, destacou.