Pular para o conteúdo principal

Três pessoas aprendem a manusear extintores de incêndio, apagando uma lata de tinta com fogo dentro, em pátio.
Foto: Andrea Moreira/PBH

Servidores da Regional Pampulha participam de treinamento de combate à incêndio

criado em - atualizado em

Com o objetivo de ensinar os conceitos relativos ao combate a incêndios e as orientações de como atuar com a prevenção e segurança no combate ao sinistro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou, no dia 20 de setembro, o treinamento de prevenção e combate a incêndio para trabalhadores da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha. 

 

O treinamento foi ministrado pelos técnicos de Segurança do Trabalho da Gerência de Segurança do Trabalhador, Vanessa Soares de Oliveira, Glaziane de Paula Santos e Henrique Faleiro Souza. Os participantes aprenderam sobre os conceitos de fogo e de incêndio, as classes de incêndio, os tipos de extintores e os cuidados necessários com cada um deles. Para finalizar o treinamento, os participantes fizeram o manuseio dos extintores em uma simulação de incêndio em área aberta.

 

O auxiliar administrativo da Diretoria Regional de Assistência Social Pampulha, Leonardo Morais Pinheiro, participou do treinamento pela primeira vez. Ele contou que, quando tinha apenas 15 anos, passou por um susto na cozinha de sua casa ao esquecer a panela se aquecendo no fogão. “Quando percebi, havia uma enorme chama na gordura quente e, instintivamente, joguei água, tentando apagar.” A atitude precipitada rendeu muita sujeira na cozinha, pois a água espalhou a gordura quente pelo chão. “Felizmente não houve uma consequência mais grave, como ter me queimado. Com este treinamento, aprendi que o correto seria abafar a panela”, disse. 

 

Para Leonardo, o mais interessante foi saber que, atualmente, existe um tipo de extintor que atende todas as classes de incêndio, o que elimina a possibilidade de errar na escolha do extintor na hora em que o incêndio começa. “Numa situação de risco, a pessoa pode agir de forma inadequada, se precipitar na escolha do extintor e agravar a situação”, assinalou.  

 

A técnica de Segurança do Trabalho, Vanessa Soares de Oliveira, explicou que este foi o terceiro treinamento realizado em 2019 na Regional Pampulha. “Já conseguimos treinar 39 servidores na Pampulha. Essa ação educativa visa à conscientização dos trabalhadores tanto para a prevenção, adotando atitudes no dia a dia que evitarão a ocorrência de incêndio e a atuação segura em caso de princípio de incêndios”, explicou Vanessa.

 

Coordenadora de Atendimento Regional Pampulha, Neusa Fonseca ressaltou a importância de incentivar a participação dos servidores neste tipo de treinamento. “Entendemos que é muito importante que nossos servidores estejam preparados para agir corretamente em situações de sinistros”, considerou.