23 October 2019 -
A Prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério da Economia e o Governo de Minas realizaram, nos dias 10 e 21 de outubro, as oficinas “Experiência do Usuário do Serviço Público” e “Modelo de Custos de Serviços”. O objetivo dos encontros foi compartilhar experiências e metodologias para subsidiar ações de melhoria da prestação de serviços ao cidadão e para avançar nos esforços por um governo 100% digital.
As oficinas integram as ações propostas pela Rede Nacional de Governo Digital e contaram com a participação de servidores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, que cuidam dos canais de atendimento e de políticas de simplificação e digitalização de serviços públicos.
Dinâmicas
A oficina de “Experiência do Usuário no Serviço Público”, conduzida por Bruno Palvarini, da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, abordou a importância de realização de pesquisas para entender a percepção e necessidades dos usuários e, assim, desenhar soluções efetivas, como a do modelo de simplificação do acesso ao seguro-desemprego aplicado no Distrito Federal, que também poderá ser implementado em Minas Gerais.
Já a oficina “Modelo de Custos de Serviços Públicos”, realizada por Rafael Furtado, também da Secretaria de Governo Digital, tratou sobre modelo de apuração de custos de serviços públicos, enfatizando sobre a relevância da digitalização de serviços no processo de redução de gastos pelos cidadãos ao demandar os órgãos públicos.
Para o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, as oficinas contribuem para o fortalecimento da rede digital e para o alinhamento das três esferas de governo nesse processo. “Foi um momento para troca de experiências e para apresentação de boas práticas relacionadas a ofertas simplificadas, digitais e aderentes às necessidades dos usuários, já em curso em âmbito municipal”, disse o secretário Jean Mattos.