Pular para o conteúdo principal

Homem olhando para a horta
Foto: Fábio Melo/PBH

Seminário debate sistemas alimentares, agroecologia e cidades sustentáveis

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, de 26 a 28 de outubro, a segunda edição do Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Pela primeira vez em formato virtual, o evento tem como foco a formação de servidores, a divulgação de conhecimento e a conexão em rede de agentes estratégicos para o fortalecimento de sistemas alimentares sustentáveis e justos. As inscrições e a programação completa estão disponíveis na página do Seminário no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Com o tema “Sistemas Alimentares, Agroecologia e Cidades Sustentáveis”, o seminário apresenta, nos primeiros dois dias, importantes discussões sobre a produção de alimentos, com práticas sustentáveis, relacionadas ao planejamento urbano e à crise climática. Convidados de órgãos nacionais e internacionais, como FAO/ONU e ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, além de representantes de diferentes áreas das políticas públicas, do conhecimento e do fomento à alimentação saudável estarão presentes nos debates.

Além dos painéis, haverá aulas temáticas e a apresentação de trabalhos acadêmicos, selecionados por edital, com relatos de pesquisa e relatos de experiências, coordenado pelo Fórum de Pesquisadores/as em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

A Feira da Agricultura Urbana e Familiar, realizada às quintas-feiras, na rua Goiás, região central de Belo Horizonte, fará parte da programação associada do Seminário, no dia 28. Além dos agricultores que comercializam semanalmente, a Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana (CAFA), a Associação Horizontes Agroecológicos e agricultores familiares mobilizados pela EMATER farão exposições de produtos, como quitandas, legumes, folhas, mudas e antepastos de produtores de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.

A segunda edição do Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, e pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, com o apoio da Belotur, ONU Habitat-Circuito Urbano 2021 e FAO, departamento da ONU que atua com foco em alimentação e agricultura.

 

Histórico

O Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte acontece desde 2017, alinhado ao objetivo estratégico da secretaria de promover formação continuada dos profissionais, considerando a formação e qualificação como um importante meio de aperfeiçoamento de conhecimentos necessários à construção da política pública. Iniciado em âmbito municipal, desde 2019 acontece em nível internacional, sempre alinhado ao tema do Dia Mundial da Alimentação, campanha global promovida pela FAO. Ao longo das edições já foram debatidos os temas: Programa de Alimentação Escolar; Um Mundo Sem Fome até 2030 é Possível e Sistemas Alimentares para um Mundo Sem Fome.