Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Seminário amplia diálogo sobre o Centro de Referência das Juventudes

criado em - atualizado em

Durante três dias, as atenções da juventude de Belo Horizonte se voltam para diálogos necessários sobre o Centro de Referência das Juventudes de Belo Horizonte (CRJ). De 19 a 21 de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza o Seminário Juventudes e o Centro de  Referência das Juventudes, evento virtual que tem como objetivo refletir sobre as ações e a condução do CRJ de forma efetiva, compartilhada, democrática e inclusiva, além de fortalecer a autonomia e o protagonismo juvenil no município. Para se inscrever, os interessados devem acessar o formulário disponível na página do CRJ no Portal da Prefeitura. 

 

Para a atividade, foram definidos eixos temáticos de discussões diretamente ligadas às juventudes, como educação, trabalho e renda, direitos humanos e diversidade, arte e cultura, qualidade de vida, o sistema socioeducativo e as redes e parcerias. Também serão temas presentes no evento a relação das juventudes com a cidade, com a pandemia e reflexões acerca da garantia e também da violação de direitos. 

 

O Seminário é organizado pelo Comitê Gestor do CRJ, grupo composto por membros da sociedade civil e do poder público dedicado a coordenar de forma coletiva sobre as ações do equipamento municipal. O evento deve avaliar e retomar as discussões feitas em 2017 e que serviram de base para a construção do CRJ feito para, pela e com as juventudes. 

 

Na oportunidade, a demanda apresentada foi por um equipamento com estrutura adequada para atender, acolher, orientar, encaminhar e formar os jovens da Grande BH em questões de cidadania e direitos, criando oportunidades qualificadas para que esses jovens tomem parte na sociedade, dando a eles oportunidades de expressarem e de se desenvolverem. 

 

O formulário de inscrição e a programação completa do seminário estão disponíveis na página do CRJ.