Pular para o conteúdo principal

Sede da Belotur recebe exposição ‘Cada Esquina um Horizonte’
Divulgação/PBH

Sede da Belotur recebe exposição ‘Cada Esquina um Horizonte’

criado em - atualizado em

Com obras visualmente marcantes que trazem uma interpretação contemporânea de temas e motivos atemporais, além de valorizar pontos turísticos da capital mineira, a mostra interativa ‘Cada Esquina um Horizonte’ está exposta no hall Aarão Reis, na sede da Belotur (Rua Espírito Santo, 527, Centro). A exposição, que conta com 16 telas, está aberta ao público de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, ainda sem data de encerramento.

 

‘Cada Esquina um Horizonte’ é uma exposição de arte que reúne 15 anos de trabalhos do artista belo-horizontino Mau (Mauricio Cascemiro). As obras remetem à natureza cíclica da existência, o potencial de crescimento e renovação e o poder da mente inconsciente, sempre com referências à cultura da capital mineira. Os trabalhos são produzidos com um estilo próprio do autor, utilizando figuras de alto contraste feitas com tintas de nanquim, instigando a percepção e a imaginação do observador. A exposição é híbrida e, além de acontecer no espaço físico da Belotur, está disponível também no metaverso criado por Mau. A apresentação virtual pode ser conferida no site do artista.

 

No ambiente virtual é possível se aventurar por pontos turísticos de Belo Horizonte em que o artista já expôs suas obras através de um tour guiado. Os locais são: Aglomerado da Serra, Mercado Central, Viaduto Santa Tereza e sede da Belotur. Na exposição presencial é possível interagir com as obras através de telas interativas e QR code que estão no local.

 

“Esta é uma boa oportunidade para o público de Belo Horizonte ter contato com minha arte e com todas as possibilidades que eu crio em torno da minha produção. Após passar por pontos icônicos da capital, como o Mercado Central e o Aglomerado da Serra, estar na região do hipercentro, na sede da Belotur, local de grande circulação de moradores e turistas, é um privilégio muito grande, pois é importante para mim apresentar à cidade o trabalho que estou fazendo sobre nossa BH", comenta o artista Mau.

 

Gilberto Castro, presidente da Belotur, convida turistas e moradores da cidade a visitarem a exposição na sede da empresa municipal. ”O prédio da Belotur, que é um patrimônio da capital mineira, recebe a exposição ‘Cada Esquina é um Horizonte', que valoriza a cultura urbana de Belo Horizonte. Estão todos convidados a visitarem nossa sede e acompanhar a mostra muito bem trabalhada pelo artista belo-horizontino Mau”, afirma Gilberto.

 

Esta é a segunda vez que o hall Aarão Reis, na sede da Belotur, recebe uma mostra de artes. Em julho do ano passado foi exposto no local a exibição ‘Copo Lagoinha’, que valorizou o patrimônio boêmio da cultura belo-horizontina.

 

O artista

 

Autodidata e belo-horizontino, o artista plástico Maurício Cascemiro, conhecido como Mau, desenvolveu ao longo de 15 anos uma técnica própria para produzir no papel figuras de alto contraste que trazem uma interpretação contemporânea de temas e motivos atemporais, através de suas formas, traços e texturas característicos, que compõem obras marcantes que instigam a percepção e a imaginação do observador.

 

Serviço

Data abertura: 27/04/2023

Local: Belotur

Endereço Exposição Física: Rua Espírito Santo, 527 – Centro – Belo Horizonte

Horário: Segunda a Sexta das 9h às 18h

Exposição Virtual: www.mau.ink

Classificação etária: Livre

Entrada: Gratuita