Pular para o conteúdo principal

Secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Informação André Reis profere palestra de abertura da discussão do Plano de Ação Governamental
Foto: Aline Pereira

Secretários e gestores elaboram Plano de Ação Governamental

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação (SMPL) promoveu na segunda-feira, dia 15, um encontro para a abertura do processo de elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG, da Lei Orçamentária Anual e do Contrato de Metas e Desempenho.  A reunião contou com e secretários e dirigentes da Administração Direta e Indireta, além das equipes de planejamento de cada órgão.

 

O secretário da SMPL, André Reis, lembrou a todos os presentes que considerassem a escassez de recursos na elaboração de projetos “Neste processo, é fundamental que identifiquemos os projetos que existem e precisam continuar e os projetos existentes e que podem ser descontinuados. Devemos definir novos projetos que traduzam as principais transformações que desejamos implementar”, destacou.

 

Segundo o gerente do BH Metas, Luís Otávio Milagres, as perguntas-chave esclarecidas neste primeiro encontro foram : onde queremos chegar, quais são os projetos em que focaremos nossos esforços e qual será o custo destes projetos. “É um momento de planejamento formal da PBH em que cada órgão verifica suas prioridades, suas metas e quais os projetos em que serão concentrados os esforços. Estabelecemos um calendário de trabalho e iremos detalhar os projetos  em parceria com os órgãos”, declarou.

 

Luís explicou também que a SMPL irá auxiliar cada pasta na elaboração do conteúdo necessário e esclarecer as diretrizes deste processo. “Nossa tarefa agora é sistematizar o conjunto completo das prioridades e metas, estruturá-las em projetos e estabelecer orçamento. Esse conjunto completo irá considerar o PPAG atual (projetos atualmente existentes), o Plano de Governo, as metas já divulgadas em 27 de abril deste ano, outras metas apresentadas nas oficinas realizadas em abril e orientações  do prefeito”.

 

A gerente de Planejamento e Monitoramento das Ações Governamentais, Denise Barcellos, explicou que o encontro teve também o objetivo de organizar as ideias e conceitos entre os presentes. “Alinhamos algumas questões para o PPAG e o Orçamento de 2018, considerando  os limites orçamentáriose as premissas desta gestão: “Governar para quem precisa” e “Fazer funcionar com qualidade”.

 

Nos dias 18 e 19, a SMPL promoverá os cursos sobre os instrumentos de planejamento, com foco no processo de elaboração do PPAG,  Orçamento e Contrato de Metas. A capacitação é direcionada aos técnicos dos órgãos que monitoram os indicadores.