Pular para o conteúdo principal

Secretário Cláudio Beato, que vai se afastar temporariamente da Secretaria de Segurança Urbana.
Foto: Amira Hissa/PBH

Secretário de Segurança vai lecionar nos Estados Unidos

criado em - atualizado em

A partir do dia 22 de agosto, o secretário Cláudio Beato vai se afastar temporariamente da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte, para assumir cátedra na Universidade de Columbia (EUA), onde dará aulas sobre o tema: Justiça Criminal e Polícia na América Latina e no Brasil. “Vou sair apenas pelo período de um ano acadêmico, que corresponde a nove meses, retornando, ao final, para Belo Horizonte”, antecipa.
 

Durante sua temporada no exterior, Cláudio Beato irá atuar como colaborador da Prefeitura, permanecendo no papel de mentor intelectual do sistema de segurança municipal. A Secretaria será assumida pelo atual corregedor da Guarda Municipal, Genilson Ribeiro Zeferino, que dará sequência à forma de condução da pasta. A equipe continuará atuando de maneira colegiada, envolvendo o comando da Guarda Municipal e as diferentes secretarias, autarquias e órgãos municipais, por meio do Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), além dos projetos de prevenção já em andamento.
 

Ao anunciar seu afastamento, o secretário diz que considera o convite recebido para lecionar na Universidade da Columbia como um fruto do reconhecimento de sua trajetória acadêmica e profissional, mas destaca, sobretudo, que vê também no fato a chance de transmitir para alunos de todas as partes do mundo a experiência adquirida na Prefeitura de Belo Horizonte. “Tive aqui uma oportunidade única de trabalhar com políticas públicas na área de segurança do município e essa experiência adquirida, sem dúvida, será importante lá, para ser transmitida e também estudada no âmbito da Universidade de Columbia”, conclui.
 

Nos Estados Unidos, a atuação de Cláudio Beato será na cátedra “Dra. Ruth Cardoso”, conferida pela Comissão Fulbright, pela CAPES (Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação) e pela própria Universidade de Columbia. “Trata-se de um prêmio muito importante dado a professores brasileiros e que, para mim, representa uma oportunidade profissional irrecusável, sobretudo por consistir em uma forma de reconhecimento da importância da área de criminologia latino-americana pelos Estados Unidos”, explica.

 

Experiência

 

Doutor em Sociologia e professor titular cedido pelo Departamento de Sociologia da UFMG, Cláudio Beato tem atuações nas áreas de criminalidade e violência, segurança pública, políticas públicas de segurança, estatísticas de criminalidade e polícia e análise urbana de crimes. É consultor em diversos estados brasileiros e países da América Latina para o desenvolvimento de programas e projetos de controle e prevenção da violência, consultor do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do UNODC das Nações Unidas. Atualmente é coordenador licenciado do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) da UFMG.

 

Novo secretário

 

Servidor público federal aposentado do MEC, com formação em Psicologia e especialização em Criminologia e Planejamento Estratégico, Genilson Zeferino destacou que suas expectativas são otimistas, devido à proposta de continuidade na forma de condução da Secretaria. “Liderar a equipe da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial será um desafio. Sinto-me privilegiado pela demonstração de confiança e, sobretudo, motivado, tendo em vista as orientações técnicas e a construção metodológica deixadas por Cláudio Beato”, ressalta.
 

A expectativa é ampliar a integração entre os órgãos municipais, tendo como ferramenta principal o COP-BH, além de dedicar atenção especial à prevenção, consolidando a rede de atendimentos já existente na PBH, e valorizando a atuação da Guarda Municipal como uma força policial comunitária e preventiva, voltada para a manutenção da ordem pública.