Pular para o conteúdo principal

Viaduto Santa tereza com vários prédios ao fundo.
Foto: João Paulo Vale

Secretaria de Fazenda promove curso sobre imóveis urbanos

criado em - atualizado em
A Secretaria Municipal de Fazenda (SMFA), por meio da Subsecretaria da Receita Municipal, promove, na próxima semana, o curso "Metodologias Científicas Aplicadas às Avaliações de Imóveis Urbanos – módulo básico". O evento ocorrerá nos dias 19, 21 e 23 de março, das 8h às 18h, na sala multiuso 2, na sede da PBH (avenida Afonso Pena, 1.212, 1º andar – Centro). A abertura das atividades contará com apresentação do subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Veloso.


O objetivo do curso é o aprimoramento dos métodos de avaliação imobiliária realizados pela Prefeitura, contribuindo assim para a promoção da justiça fiscal e tornando mais ágeis as respostas a reclamações e pedidos de revisão de valores de imóveis, por parte dos cidadãos. Além de auxiliar nas questões tributárias (como IPTU e ITBI), as ferramentas de avaliação imobiliária são úteis a outras áreas da Administração Pública Municipal, como planejamento e regulação urbana  e a gestão do patrimônio público. 


O curso “Metodologias Científicas Aplicadas às Avaliações de Imóveis Urbanos – módulo básico", ministrado por empresa especializada no uso de técnicas estatísticas para avaliação imobiliária, vai inaugurar a “Agenda de Capacitação 2018” da Gerência da Planta de Valores Imobiliários, da Subsecretaria da Receita Municipal. A Agenda visa à capacitação de servidores da PBH no uso de ferramentas que auxiliem na análise de dados do mercado imobiliário, vitais para a boa realização dos trabalhos de auditoria fiscal. Entre o público-alvo estão técnicos das secretarias de Fazenda; Política Urbana; Governo; Planejamento, Orçamento e Gestão; assim como técnicos da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).