Pular para o conteúdo principal

Imagem de Mestre Conga, veterano sambista
Foto: Maurício Costa e Gil Oliveira

Samba embala a programação de 125 anos de BH no Circuito Municipal de Cultura

criado em - atualizado em

Para celebrar o aniversário da capital mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma variada agenda de atividades, que inclui duas ações do Circuito Municipal de Cultura. Ambas são dedicadas ao gênero musical mais popular do país, já que em 2 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Samba. A primeira é uma homenagem ao veterano sambista mineiro Mestre Conga, neste domingo (4), em uma grande festa debaixo do Viaduto Santa Tereza, com a atração nacional Festa da Raça (RJ) e grandes sambistas mineiras, como Adriana Araújo e Manu Dias. Já a segunda é uma edição especial do “Música de Domingo”, no dia 11, no Teatro Francisco Nunes, que celebra o legado da ilustre cantora mineira Clara Nunes - que completaria 80 anos em 2022. O evento terá a apresentação do Bloco Filhas de Clara (BH), com participação especial de Glória Bonfim (BA). São gratuitas as atrações do Circuito Municipal de Cultura, que é realizado pela PBH, em parceria com o Instituto Odeon. Mais informações podem ser encontradas nas redes e no Portal Belo Horizonte.
 

Para a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, homenagear grandes figuras do samba mineiro é uma forma potente de reverenciar a produção artística do gênero em BH e, ao mesmo tempo, celebrar o aniversário da cidade. “Esse evento traz importantes marcos para a história de Belo Horizonte, especialmente em relação à tradição do samba na cidade e que é reconhecido pelo poder público nesta homenagem ao Mestre Conga, com shows de sambistas da nova e velha guarda da cidade. Nessa grande festa, nós saudamos também a potente ocupação cultural que acontece desde os anos 2000 no território da Zona Cultural da Praça da Estação, importante espaço de participação e manifestações diversas do coletivo da nossa cidade”, comemora.
 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Feres, ressalta a presença do samba na cidade e lembra que já existe um processo aberto para reconhecimento da expressão cultural como Patrimônio Imaterial. “Em breve o samba se tornará patrimônio cultural da cidade. Esse evento é um momento de celebração, que culmina em uma série de iniciativas da Prefeitura para a promoção e salvaguarda dessa importante expressão cultural e seus atores sociais. Mestre Conga foi premiado no primeiro edital dos Mestres da Cultura Popular, evento realizado pela Prefeitura em 2014. Assim como ele, outros sambistas também foram contemplados ao longo dos anos”, lembra a presidente.
 

Serviço | BH 125 Anos no Circuito Municipal De Cultura

Dia Nacional do Samba - Homenagem ao Mestre Conga

Quando: Dia 4/12, domingo, das 13h às 21h

Onde: Debaixo do Viaduto Santa Tereza - Zona Cultural Praça da Estação (Rua Aarão Reis, s/n - Centro)

Quanto: Gratuito, sem necessidade de ingresso

Acessibilidade: Libras

“Música de Domingo” - Homenagem a Clara Nunes

Quando: Dia 11/12, às 11h

Onde: Teatro Francisco Nunes - Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.377 - Centro)

Quanto: Gratuito, mediante retirada prévia de ingressos 

Acessibilidade: Libras