Pular para o conteúdo principal

Saiba como funciona a operação da PBH para bloquear vias durante as chuvas
Foto: Divulgação/PBH

Saiba como funciona a operação da PBH para bloquear vias durante as chuvas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte possui um planejamento amplo para o período chuvoso na capital que envolve diversos órgãos, como a Defesa Civil, a Guarda Municipal, o Centro de Operações de Belo Horizonte  (COP-BH), a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), a BHTrans e a Guarda Municipal,  entre outros. Uma das grandes preocupações são as eventuais inundações. Para isso, é fundamental o trabalho preventivo da BHTrans para evitar que veículos e pedestres sejam surpreendidos e fiquem isolados em alagamentos. 

São mais de 75 agentes da BHTrans que, acionados pelo COP-BH, deslocam-se para os 10 locais de risco em caso de chuvas fortes. Para isso há um enorme trabalho de planejamento e acompanhamento da Defesa Civil, que avalia as possibilidades de chuvas, envia alertas para toda a Prefeitura e para a população, viabilizando que as equipes da BHTrans se preparem para esse trabalho. 

As equipes do COP-BH monitoram a cidade por meio de 3.205 câmeras e, com alerta prévio da Defesa Civil sobre o volume previsto de chuvas nas regionais, os agentes se mobilizam para iniciar o monitoramento dos novos locais com risco de alagamento. Todo esse trabalho conjunto culmina no alerta mais importante da Defesa Civil: iniciar o bloqueio de vias. 

Os agentes que já monitoram o leito de rios e córregos iniciam os fechamentos das vias com a sinalização móvel. Todos os locais de monitoramento e risco de inundações possuem sinalizações estocadas em pontos estratégicos para agilizar o trabalho dos agentes. Com as vias fechadas, os agentes passam a orientar veículos e pedestres sobre os desvios. São mais de 350 equipamentos de sinalização móvel além das viaturas que são posicionadas nos pontos de risco. 

É importante que motoristas, motociclistas e pedestres respeitem a sinalização, não furem os bloqueios e sigam as orientações dos agentes. Esse é um trabalho preventivo e conjunto de todos os órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte para salvar vidas. 

Passado o período mais crítico, o trabalho dos agentes continua com a desmobilização dos fechamentos de vias, o recolhimento das sinalizações e, quando ocorrem os alagamentos, apoio operacional para outras equipes da Prefeitura, como a SLU, na limpeza das vias, dos Bombeiros, no corte de galhos e árvores, e da Sudecap, avaliando os impactos das chuvas e realizando os ajustes necessários. 

A cada ano esse trabalho é aprimorado, melhorando a operação e buscando minimizar o impacto do período chuvoso para a população. Os agentes da BHTrans, junto com diversos profissionais da Prefeitura, trabalham nas ruas, nas estações de ônibus e nos bairros para que as chuvas passem e a vida prevaleça. 

Dicas aos motoristas:

- Fique Atento! Confira as orientações no trânsito para sua segurança em dias de chuva forte.
- Se possível, evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos.
- Respeite a sinalização implantada, os pontos de bloqueio e siga as orientações dos agentes de trânsito.
- Vá para um lugar seguro, dê preferência a um lugar alto onde você possa se abrigar da chuva. 

Confira abaixo os 10 locais de monitoramento durante as chuvas:

Avenida Teresa Cristina – Regional Barreiro /Oeste
Avenida Francisco Sá – Regional Oeste
Avenida Silva Lobo – Regional Oeste
Avenidas Joaquim Murtinho e Prudente de Moraes   – Regional Centro-Sul
Avenida Silviano Brandão – Regional Leste
Avenida Bernardo Vasconcelos  – Regional Nordeste
Estação São Gabriel – Regional Nordeste
Avenida Prof. Heráclito Mourão  – Regional Pampulha
Avenida Sebastião de Brito – Regional Pampulha
Avenida Vilarinho – Regional Norte