Pular para o conteúdo principal

“Saberes da Costura: do molde à roupa” é a nova exposição do Museu da Moda
Foto: Laíssa Ferreira

“Saberes da Costura: do molde à roupa” é a nova exposição do Museu da Moda

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugura neste sábado (17), no Museu da Moda de Belo Horizonte - Mumo, a exposição “Saberes da Costura: do molde à roupa”. A mostra aborda elementos presentes no fazer da costura doméstica e profissional no Brasil no século XX, destacando especialmente a história do Método de Corte Centesimal, criado na década de 1930 em Minas Gerais. A exposição, de longa duração, pode ser visitada de quarta a sábado, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. A inauguração dessa nova exposição no Museu da Moda integra as celebrações dos 125 anos de Belo Horizonte promovidas pela Prefeitura. A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

O Método de Corte Centesimal foi criado em Belo Horizonte, no ano de 1934, pela costureira Carmen de Andrade Mello e Silva e seu marido, o engenheiro Antônio Mello Silva. Esse Método nasceu da necessidade prática de se diminuir o número de provas de roupas, passando a estruturar cada molde com medidas individuais. O corte centesimal atravessou gerações e passou a ser ensinado em escolas e faculdades de design e moda, formando milhares de profissionais e criando uma rede de formadoras, em sua maioria mulheres. O método também foi pioneiro em ideias como sustentabilidade, aproveitamento de recursos, adaptabilidade e diversidade de corpos.

 

“A exposição Saberes da Costura traz muito do que é a missão do Museu da Moda de Belo Horizonte, em especial no que diz respeito à preservação da memória e o estímulo à conservação e pesquisa em moda. Neste sentido, é muito importante mostrar ao público como o Método do Corte Centesimal foi criado e tornou-se conhecido e aplicado nos processos de formação de costureiras amadoras e profissionais. Trata-se de uma rica história que percorre também a história da nossa cidade, pois esse pioneiro Método foi criado aqui em Belo Horizonte e se tornou uma referência para a costura em todo país. Isso deve ser ressaltado e valorizado”, afirma Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura.

 

Para Luciana Feres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, a nova exposição do Museu da Moda fortalece a vocação da instituição de preservar, pesquisar e difundir acervos referentes à moda na capital mineira. “Poder ver o quanto Belo Horizonte contribuiu com o desenvolvimento do corte e costura no país reforça ainda mais o selo que possuímos de ‘Capital da Moda’, ou seja, uma localidade influente na moda regional e internacional, que se destaca como lar de muitos estilistas e também pela quantidade de negócios gerados na indústria têxtil e do design”, completa.

 

Segundo Janaína Melo, diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura, trata-se de um método que introduziu na costura propostas sustentáveis para a elaboração de moldes com melhor aproveitamento de materiais e também adaptáveis aos diferentes corpos. “Como processo de ensino, contribuiu para a inserção de inúmeras mulheres no mercado de trabalho como costureiras profissionais e até professoras que difundiram o método de modelagem no Brasil inteiro. É essa a história que iremos apresentar na exposição”, conclui.

 

Entre os objetos expostos no Museu estão manuais de métodos de corte, costura e modelagem, revistas de moda, réguas de métodos diversos, além de máquinas de costura - algumas delas remontam ao século XIX, objetos presentes em muitos lares e que recuperam uma memória afetiva do ofício da costura. Há ainda uma série de objetos que contam a história do Método de Corte Centesimal, como os livros do método, cadernos de alunas, diplomas, fotografias, além de modelos de roupas em algodão cru confeccionadas a partir do Corte Centesimal por designs, alunas e instrutoras do método e que permitem um mergulho na moda do século XX.

 

Protagonismo feminino


A exposição “Saberes da Costura: do molde à roupa” irá destacar também a relação histórica do campo da costura com as mulheres. Um grande painel em destaque trará um conjunto de carteirinhas de professoras do método de corte centesimal. Aqui será possível ver a cartografia dessa rede de aprendizado e como as mulheres contribuíram para a disseminação deste método. “Será interessante ver como que o método centesimal acabou criando uma rede de formadoras pelo Brasil que foram responsáveis por divulgar, ensinar o método e também como que essas mulheres conquistaram o espaço profissional, independência financeira, ao mesmo tempo que contribuíram para a valorização do ofício da costura”, destaca Carolina Dellamore, curadora da exposição ao lado de Miriam Hermeto.

 

“O Mumo, com essa exposição, fortalece suas ações de pesquisa sobre o universo da costura em suas diferentes interfaces, ao dar visibilidade ao Método Centesimal, assim como outros: Iole, Singer e de revistas de moda, contribui para a preservação da memória da moda da nossa cidade”, reforça Carolina Ladeira, coordenadora do museu.

 

Serviço
Exposição “Saberes da Costura: do molde à roupa”
Local: Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)
Abertura ao público: dia 17 de dezembro de 2022
Visitação: quarta-feira a sábado, das 10h às 18h / Entrada gratuita