Pular para o conteúdo principal

Enfermeira aplicando vacina
Foto: Divulgação PBH

Sábado de vacinação em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Neste sábado, dia 16, serão realizadas em Belo Horizonte a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes até 14 anos e a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos.  Nesta data não haverá aplicação de vacina contra a Covid-19 no município. O cronograma será retomado na segunda-feira, dia 18 de outubro.

 

Multivacinação

A atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade será realizada em todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte, das 8h às 17h. A finalidade da campanha é aumentar as coberturas vacinais, reduzindo a incidência e contribuindo para o controle e erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes. Estarão disponíveis para o público as vacinas: BCG, Rotavírus, Meningocócia C, Pneumocócica 10, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativada, Pólio Oral, Meningo C, Febre Amarela, Hepatite A, DTP, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV, Tríplice Viral, Dupla Adulto, Tríplice Bacteriana Adulto e Gripe.

É imprescindível que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para a conferência das doses aplicadas e atualização da situação vacinal.  As vacinas serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação de cada criança e adolescente.

A campanha seguirá no município até 29 de outubro. Os endereços e horários de funcionamento das unidades para a vacinação de crianças e adolescentes podem ser verificados no Portal da Prefeitura.

Para a entrada nas unidades de saúde é obrigatório o uso de máscaras, sendo que para crianças de até dois anos não é necessário o uso do acessório de proteção.

 

Antirrábica

Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cães com guia ou coleira, e, de preferência, conduzidos por adultos. Estarão disponíveis mais de 250 pontos, distribuídos por todas as regiões da capital. A vacinação será das 8h às 17h. Os locais estão disponíveis no Portal da Prefeitura.

Os gatos devem ser levados em gaiolas ou caixas de transporte. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

O objetivo da campanha é manter o controle da raiva no município. Em Belo Horizonte não há registro da doença em humanos desde 1984, em cães desde 1989 e em gatos desde 1985. A estimativa é que sejam cerca de 280 mil animais aptos para serem vacinados e a cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde é de 80%.