Pular para o conteúdo principal

Sábado de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte
Foto: Stephanie Mendes/ PBH

Sábado de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Desde às 8h deste sábado (13), os 152 centros de saúde da cidade, o Centro de Atenção à Saúde do Viajante e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti estão abertos para aplicar doses da vacina contra a gripe em pessoas que fazem parte do público prioritário. A vacinação seguirá durante todo o dia, até às 17h, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e garantir a proteção da população. O endereço de todos os locais, assim como detalhes sobre os grupos convocados, pode ser verificado neste link.

 

Até o momento, foram aplicadas mais 142 mil doses de vacina em um público-alvo que contempla, aproximadamente, 1,1 milhão de pessoas. Ou seja, apenas cerca de 12% de cobertura vacinal contra a gripe. Para o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias, que esteve no ponto extra de vacinação disponibilizado no Parque Municipal nesta manhã, o Dia D é uma importante estratégia para aumentar os índices de vacinação e ampliar o acesso das pessoas aos imunizantes.

 

“Hoje é um sábado em que estamos abrindo unidades em todas as regionais da cidade exatamente para que as pessoas tenham mais opções de locais para receber as doses. O nosso objetivo é imunizar o público mais vulnerável à infecção pelos vírus da influenza para evitar formas graves da doença, internações e, até mesmo, os óbitos. É um trabalho de conscientização e prevenção e precisamos muito da colaboração da população. Quem fizer parte dos públicos prioritários, aproveite esse dia de mobilização. Os locais seguem abertos até 17h”, reforçou o secretário.

 

As doses ofertadas na rede SUS-BH são trivalentes e protegem contra os influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. O imunizante é testado e seguro. No momento da vacinação é necessário levar o documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacina. É preciso também que alguns dos grupos listados acima apresentem um comprovante da função exercida, no caso dos profissionais, ou laudo médico que comprove a condição de saúde.

 

Outras informações sobre a vacina contra a gripe podem ser verificadas no portal da Prefeitura.

 

Vacina e lazer

 

Foram articuladas ações intersetoriais, com diversas pastas da Prefeitura e parceiros, para garantir a diversão do público no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está ofertando uma Rua de Lazer, com a aplicação de tatuagens infantis e a disponibilização de brinquedos infláveis, camas elásticas e jogos de mesa.

 

Já o Movimento BH Mais Feliz segue no parque com as oficinas de malabares e de pintura facial. O Zé Gotinha e as mascotes da Guarda Municipal e dos principais times mineiros também estão na programação para sensibilizar o público. Ainda faz parte da mobilização um evento do Sesc em Minas, com ações gratuitas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde até 13h. Há aferição de pressão arterial, ginástica coletiva, atividades de recreação como cama elástica, intervenções circenses e avaliação de bioimpedância.