Pular para o conteúdo principal

Imagem de uma pessoa sendo vacinada no Centro de Saúde Tia Amância
Foto: Adão de Souza

Sábado com prevenção ao sarampo e às infecções sexualmente transmissíveis

criado em - atualizado em

 

A Prefeitura de Belo Horizonte vai abrir os centros de saúde neste sábado, dia 15, para vacinar crianças e jovens entre 5 e 19 anos contra o sarampo. O funcionamento será das 8h às 17h, exclusivamente para aplicação da vacina para este público. Já no clima de Carnaval e para incentivar a população a colocar a vacinação em dia, a Corte Momesca e o grupo Bacharéis do Samba estarão no Centro de Saúde Santa Rita de Cássia (rua Cristina, 961 - São Pedro), das 9h30 às 10h30. A estratégia faz parte da Campanha de Vacinação que teve início no dia 10.

 

Para a proteção contra a doença são necessárias duas doses da vacina para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem de 30 a 49 anos. Para as crianças, a primeira dose é dada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Devido ao surto da doença no país, desde agosto as crianças de 6 a 11 meses também estão sendo imunizadas com a dose zero. Para esta faixa etária o esquema vacinal é formado por três doses. 

 

Em Belo Horizonte, a faixa etária com menor índice de vacinação para segunda dose é de adolescentes com 15 e 16 anos, com 29,80% de proteção, seguida jovens de 13 e 14 anos, com 57% de cobertura. Já entre aqueles que têm entre 17 e 19 anos, a cobertura está em 67%. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 180 mil pessoas durante a campanha, que vai até o dia 13 de março. 


 
No sábado, dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar fonte em Centro de Saúde para atendimento à imprensa. O agendamento deve ser feito pelos telefones da assessoria de comunicação: 3277-9459 ou 3277-9543. 

 

 

Mobilização contra as infecções sexualmente transmissíveis no pré-carnaval 

Para conscientizar sobre a importância da prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e cuidados com a saúde para curtir a folia, equipe da Secretaria Municipal de Saúde irá fazer um ação com distribuição de material informativo e preservativos durante o desfile da Banda Mole (neste sábado, 15, a partir das 13h – na avenida Afonso Pena) e do Bloco @bsurda (dia 16, a partir das 13h, na Praça Rui Barbosa).