Pular para o conteúdo principal

Rua Sapucaí será fechada para o trânsito aos domingos
Amira Hissa/PBH

Rua Sapucaí será fechada para o trânsito aos domingos

criado em - atualizado em

A partir deste domingo (12), a Prefeitura de Belo Horizonte fechará o trânsito para veículos na rua Sapucaí, entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales, de 8h às 15h. A experiência faz parte do Projeto Centro de Todo Mundo e será usada para avaliar a implantação de uma via de pedestres no local. A proposta é que o trecho se transforme num espaço de convivência com mais conforto e segurança para as pessoas, que poderão contemplar a vista do Centro de Belo Horizonte.

 

A rua Sapucaí tem se tornado uma opção natural de lazer e convivência dos moradores e turistas que aproveitam a oferta de bares e restaurantes para desfrutar da gastronomia e arquitetura da capital. Com o fechamento, a expectativa é que a via se torne ainda mais relevante para o lazer da cidade e importante experiência de ocupação do espaço público.

 

A rua Sapucaí também vai passar por um processo de revitalização.  O projeto inclui novo mobiliário urbano, com arborização e paisagismo, arquibancada mirante e quiosques. O acesso local dos moradores e os serviços de carga e descarga aos comerciantes será preservado. O resultado desse estudo será debatido com a comunidade para avaliar a implantação do projeto. Confira abaixo as intervenções no trânsito e transporte para o domingo:

 

Intervenções no trânsito
  • No domingo (12), das 8h às 15h, será realizada a interdição do trânsito na rua Sapucaí, entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales;
  • Placas serão implantadas com antecedência proibindo estacionamento no trecho para garantir a segurança dos pedestres durante o estudo;
Transporte Coletivo

O itinerário e pontos de ônibus das linhas que trafegam na rua Sapucaí serão alterados. As linhas SC01A, SC03A, 8203, 8205, 8405, 9103, 9104 e 9210 terão os pontos de embarque e desembarque desativados na via em frente aos números 383 e 153, sendo transferidos para a avenida Assis Chateaubriand, 499, e avenida Francisco Sales, 199.

 

Desvio: Viaduto da Floresta, avenida Assis Chateaubriand, avenida Francisco Sales, rua Sapucaí.

 

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão monitorar o trânsito e orientar motoristas e pedestres.

Centro de Todo Mundo

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou o Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer. O prefeito Fuad Noman assinou decretos e despachos governamentais que marcarão o início do programa que pretende deixar o Centro da cidade mais bonito, arborizado e acessível.  A meta é ainda melhorar as opções de mobilidade, lazer, cultura, desenvolvimento e segurança.