Pular para o conteúdo principal

Roda de samba encerra projeto Estação dos Ritmos no Centro Cultural Pampulha
Arte/PBH

Roda de samba encerra projeto Estação dos Ritmos no Centro Cultural Pampulha

criado em - atualizado em

Neste domingo (10), o Centro Cultural Pampulha é palco de atrações da cena cultural de Belo Horizonte. A partir de 12h, em celebração ao mês do Samba, o espaço recebe programação gratuita de encerramento do “Estação dos Ritmos”, com show dos sambistas Dé Lucas, Fabinho do Terreiro e do Bloco do Pipixo. Também se apresentam Joãozito e Rafaela Rocha, além de participações de bateria formada por alunas e alunos do projeto que, desde setembro, tem ocupado as salas do Centro Cultural com oficinas musicais gratuitas abertas à população em geral. O “Estação dos Ritmos” é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. 

Desde setembro deste ano, quando começou o “Estação dos Ritmos”, o Centro Cultural Pampulha está a todo vapor, ao som de muito batuque, com o grave dos surdos e o agudo das caixas. Durante as aulas de percussão, oferecidas gratuitamente, os alunos têm contato com diversos instrumentos. Mesmo quem nunca tocou em um bloco de carnaval pôde aprender, ao final do percurso, alguns ritmos básicos da cultura popular como o samba, samba enredo, afoxé, axé, funk e marcha. 

As oficinas foram ministradas por Solange Caetano, percussionista com quase 20 anos de atuação na cena do samba da capital, e que reúne experiência como regente de bateria de diversos blocos de carnaval, como o Bloco na Cadência do Samba, Bloco BC (Samba, bobagem e cerveja), Bloco do Bigode e Bloco Samba Beth. 

Sobre os Centros Culturais Municipais

Os Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, são equipamentos públicos destinados ao desenvolvimento e exercício dos direitos culturais e à promoção da cidadania a partir de ações nas áreas de formação, fomento, difusão e promoção da leitura, bem como de reconhecimento e valorização da memória e do patrimônio das identidades locais.

Tais ações são estabelecidas por meio de Programas e Projetos em consonância com as diretrizes da descentralização, sustentabilidade e inclusão sociocultural, constantes dos planos nacional e municipal de cultura.

A maioria dos Centros Culturais de Belo Horizonte é fruto do anseio da comunidade que, por meio do Orçamento Participativo (OP), optou pela garantia de seu direito à cultura. Alguns Centros Culturais, estrategicamente localizados, atendem também à população de algumas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por estarem sempre atentos às especificidades, vocações e pluralidades de seus territórios.

Serviço

Encerramento do Projeto Estação dos Ritmos

Domingo (10)

12h - início do evento Estação dos Ritmos

13h às 13h40 - Rafaela Rocha

14h às 14h40 - Bloco do Pipixo

15h às 15h40 - Joaozito e a parceria

16h às 16h40 - Oficina (sem troca de palco)

16h40 às 17h20 - Fabinho do Terreiro

17h20 às 18h - Dé Lucas

Acesso gratuito