15 June 2023 -
Em celebração ao Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte recebe a roda de conversa “Softwares para apoiar autistas no mercado de trabalho”, realizada pela Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais (CADDA). O bate-papo será realizado na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design neste domingo (18), às 10h.
Outros dois equipamentos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura também apresentam atividades: o Museu Histórico Abílio Barreto, que exibe a exposição Criativa(mente) até o dia 18, e o Cine Santa Tereza, que exibe a “Sessão Azul”, no dia 24 de junho. Todas as atividades são gratuitas e podem ser consultadas no Portal Belo Horizonte.
Na Casa do Baile, o bate-papo “Softwares para apoiar autistas no mercado de trabalho” tratará do acesso de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) ao mercado de trabalho e sua permanência saudável dentro da instituição que as acolheu. Na oportunidade, serão apresentadas ferramentas de software que auxiliam nessa inserção.
O palestrante é Carlos Pietrobon, professor dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da PUC Minas, responsável por conduzir trabalhos voltados a apoiar a inclusão de pessoas com TEA. Serão mostrados alguns trabalhos de pesquisa e extensão do professor voltados para essa temática.
Durante a realização do bate-papo na Casa do Baile, o espaço será adaptado em virtude da presença de pessoas com sensibilidade auditiva. Com isso, as obras "Cabeça de Peixe" (Laura Belém) e "b41L3" (Marcus Deusdedit), da exposição "Lugar Imaginado, Lugar Vivido: 80 anos da Casa do Baile", estarão temporariamente desativadas.
Exposição Criativa(mente)
No Museu Histórico Abílio Barreto, a programação conta com a exposição Criativa(mente), que traz obras de quatro artistas autistas: Cristiano Roscoe Perdigão, Ernane Alves, Guilherme de Oliveira e Samuel Vítor Carvalho. Os artistas desenvolveram obras completamente libertas de qualquer obrigatoriedade, utilizando das linguagens abstratas e figurativas em referência às ideias, costumes, pensamentos e visões de mundo de cada artista.
A mostra tem entrada gratuita e foi lançada no dia 20 de abril, seguindo em cartaz até o próximo domingo (18), com visitação de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h. A Exposição Criativa(mente) tem curadoria de Meiry Geraldo, fundadora da Galeria Aut, espaço virtual de informação e de compartilhamento da arte das pessoas com autismo. De acordo com a curadoria, a exposição traz o despertar de um novo mundo, profundo e intenso, instigando a reflexão.
Sessão Azul
O Cine Santa Tereza, em parceria com o Circuito Municipal de Cultura, realiza uma sessão especial de cinema, adaptada para receber crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. Em junho, a já tradicional “Sessão Azul” acontece no dia 24, sábado, às 16h30, e exibe a animação “Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo”. A Sessão Azul é voltada para todos os públicos, mas possui atenção especial às crianças com transtorno do espectro autista. Durante a exibição, o ambiente é adaptado e a sala de cinema fica com meia luz, som mais baixo e livre acesso.
Lançado em 2007, “Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo” é o 12º filme baseado nos personagens das revistas em quadrinhos da “Turma da Mônica”, sendo o quarto feito para os cinemas. Dirigida por Mauricio de Sousa e escrita por Didi Oliveira, Emerson Bernardo de Abreu e Flávio de Souza, a animação narra a história de uma máquina do tempo criada por Franjinha, que Mônica, acidentalmente, quebra com seu coelho de pelúcia Sansão. O acidente faz com que ela, Cebolinha, Cascão, Magali e Bidu partam em busca de quatro elementos que ficaram perdidos em épocas diferentes: ar, água, fogo e terra.