Pular para o conteúdo principal

Roda de Conversa do Projeto Novos Registros debate urbanização periférica de BH
Foto: Ricardo Laf

Roda de Conversa do Projeto Novos Registros debate urbanização periférica de BH

criado em - atualizado em

A produção do espaço e das lutas sociais no contexto de urbanização periférica de Belo Horizonte. Esse é o tema de mais uma edição do “Novos Registros”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH). O debate acontecerá nesta terça-feira (26), a partir das 18h30, e faz parte da roda de conversa “Escrita coletiva de histórias urbanas de Belo Horizonte”. O encontro acontece no auditório da Escola de Arquitetura e Design da UFMG (Rua Paraíba, 697 – Funcionários). Não é necessário realizar inscrição e os ouvintes receberão certificado. 

A roda de conversa terá a participação das professoras do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG Junia Ferrari e Junia Mortimer, e dos líderes comunitários José Carlos da Silva, do bairro Mariano de Abreu, e Edneia Souza, do  Conjunto Taquaril. O Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (Lab-Urb), da Escola de Arquitetura e Design da UFMG, desenvolve pesquisas sobre a realidade urbana das grandes cidades. A parceria entre o Lab-Urb e o projeto Novos Registros permite que os estudos realizados pelos pesquisadores sejam compartilhados com a comunidade, gerando debates atuais sobre a cidade, um dos objetivos do projeto do APCBH. 

Vários bairros populares da cidade foram produzidos por grupos que se valem de diversas estratégias para sobreviverem, o que inclui negociações tanto com o Estado quanto com o mercado, produzindo territórios de alta complexidade. Assim, a pesquisa desenvolvida pelo Lab-Urb visa fortalecer as narrativas de resistência dos bairros populares, buscando as histórias desses territórios narradas pelos próprios moradores, ampliando a noção de arquivo por meio de um esforço coletivo que inclui as lideranças comunitárias e os moradores de diferentes bairros da cidade, para historicizar lutas urbanas por moradia e outras pautas, visando realizar um ensejo inicial de co-produção da história urbana. 

Sobre o projeto 

O projeto Novos Registros é uma das principais ações de difusão cultural e divulgação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Durante o ano, são convidados pesquisadores que estudam a cidade em diversos campos do conhecimento ou acerca de temas afins à área cultural e à preservação de acervos, para apresentações gratuitas e debates com um público diversificado. As pesquisas selecionadas abordam temas atuais sobre a cidade.