11 July 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) promoveram uma palestra que apresentou a metodologia de acolhimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. O evento, organizado pela Diretoria de Prevenção da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), contou com a participação dos renomados especialistas em direitos humanos e desenvolvimento de políticas de prevenção e acolhimento a jovens e adolescentes na Colômbia: Mateo Ortiz-Hernández, Ana Jiménez Cuartas e Martha Lucía Gutiérrez-Bonilla.
Os palestrantes apresentaram as funcionalidades do modelo de intervenção denominado CAP (Conhecimento, Atitudes e Práticas). Essa abordagem propõe uma série de ações que visam promover oportunidades de educação, empreendedorismo, emprego, habilidades de liderança e atividades de lazer para jovens com idade entre 10 e 29 anos.
A coordenadora da Diretoria de Prevenção à Criminalidade da Prefeitura de Belo Horizonte, Marcia Cristina Alves, enfatizou a importância do evento, especialmente para os servidores públicos que trabalham com políticas de apoio e prevenção à criminalidade de jovens e adolescentes. "Tivemos o privilégio de conhecer uma metodologia de trabalho que pode ser adaptada à nossa realidade em Belo Horizonte. A palestra foi extremamente enriquecedora, e tenho plena convicção de que os participantes saíram mais capacitados com o conhecimento apresentado", afirmou.
Desde 2017, a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção desenvolve ações significativas para o acolhimento e combate à letalidade juvenil. Essas iniciativas concentram-se nos territórios da região Leste da cidade, com destaque para os bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, bem como na região do Barreiro, com a implementação de políticas preventivas nos bairros Alto das Antenas, Araguaia, Brasil Industrial, Cardoso, Urucuia, Corumbiara, Esperança, Flávio de Oliveira, Flávio Marques Lisboa, Miramar, Novo Santa Cecília, Pongelupe, Serra do Curral, Solar do Barreiro e Vila Cemig.