Pular para o conteúdo principal

Roda de Conversa aborda experiência da Colômbia em projeto de proteção a jovens
Foto: PBH/ Divulgação

Roda de Conversa aborda experiência da Colômbia em projeto de proteção a jovens

criado em - atualizado em

O ciclo de palestras sobre Juventudes em Cenários de Violências e Desigualdades, viabilizado pela parceria firmada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), terá nesta terça-feira (11), uma roda de conversa com as professoras colombianas Martha Lucía Gutiérrez e Ana Jiménez, a partir das 9h, no Auditório 1 da Prefeitura. A mediação será da Diretoria de Prevenção à Criminalidade da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP).

 

As palestrantes colombianas apresentarão o Modelo CAP (Conhecimento, Atitudes e Práticas) do Programa Jovens Resilientes, de Bogotá, que busca promover o acesso de jovens de 30 municípios colombianos a oportunidades de educação, de empreendedorismo, emprego, em habilidades para liderança e a atividades de lazer. A iniciativa gera alianças e espaços protetores, inovadores e inclusivos para jovens de 10 a 29 anos. O evento é destinado a gestores municipais, entidades parceiras e Conselhos de Direitos que trabalham com adolescentes e jovens. As inscrições podem ser feitas on-line.

 

Em Belo Horizonte, a SMSP desenvolve trabalhos semelhantes voltados para o combate à letalidade juvenil, com foco no território L4, composto pelos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, e no território B4, composto pelos bairros Alto das Antenas, Araguaia, Brasil Industrial, Cardoso, Urucuia, Corumbiara, Esperança, Flávio de Oliveira, Flávio Marques Lisboa, Miramar, Novo Santa Cecília, Pongelupe, Serra do Curral, Solar do Barreiro e Vila Cemig. Neste último, o Projeto Respeita a Minha História, voltado para o enfrentamento à violência contra jovens que vivem em áreas de alto índice de vulnerabilidade social do Barreiro, ainda está em fase de construção, motivando uma série de reuniões.