Pular para o conteúdo principal

Reunião Pública virtual tira dúvidas sobre o edital do Programa Cultura Viva
Foto: Ricardo Laf

Reunião Pública virtual tira dúvidas sobre o edital do Programa Cultura Viva

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza na próxima terça-feira (30), a partir das 14h30, Reunião Pública Virtual para apresentar e tirar dúvidas sobre o Edital do Programa Cultura Viva na cidade, que visa a seleção de propostas artísticas que irão compor a programação do 1º Fórum Municipal dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte. O encontro virtual é voltado aos representantes dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte. A Reunião Pública acontecerá por meio da plataforma Google Meet e não será necessário realizar inscrições. O link para participação será disponibilizado 30 minutos antes do início.

 

Serão apresentados os principais pontos do Edital, as especificações das categorias das propostas artísticas, esclarecimentos sobre o processo de inscrição, a documentação necessária, o preenchimento dos formulários e, ainda, os critérios de avaliação das propostas. Além disso, a equipe estará à disposição para responder às perguntas dos participantes. 

 

Sobre o edital

O Edital do Programa Cultura Viva irá selecionar 20 propostas artísticas e culturais de Pontos de Cultura reconhecidos, certificados e sediados em Belo Horizonte para compor a programação cultural do 1º Fórum Municipal dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte, previsto para os dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023. As inscrições são gratuitas. As propostas devem ser enviadas via Correios até o dia 21 de junho de 2023, para o endereço da Secretaria Municipal de Cultura - Avenida Augusto de Lima, 30, Centro, 3º Andar, na Diretoria de Políticas Culturais e Participação Social – DPCO. Confira o edital completo, bem como os anexos.

 

O Edital de seleção contempla duas categorias de propostas artísticas. Na Categoria I, serão escolhidas 10 apresentações artísticas para palco, com número mínimo de 5 participantes (entre artistas e produção/técnica). Serão aceitas duas propostas em cada área temática, sendo elas: Artes Cênicas, Música, Narração de Histórias, Capoeira angola e regional, Dança e Arte Circense. Para esta categoria a remuneração será de R$ 3,25 mil por apresentação.

 

Já na categoria II, serão selecionadas 10 intervenções artísticas ou vivências que não necessitam de estrutura de som e palco. As intervenções deverão acontecer no interior do Parque Municipal, nas proximidades do Teatro Francisco Nunes, sendo que a remuneração por cada intervenção será de R$ 1,5 mil.

 

Nesta categoria, serão três selecionadas na área temática Cultura Popular e Tradicional, e um selecionado em cada uma das outras áreas contempladas, sendo elas  Capoeira Angola e regional, Audiovisual, Povos Originários, Literatura, Arte circense e Música.

 

Para participar da seleção, os proponentes precisam ter sede em Belo Horizonte e possuir a certificação como Ponto de Cultura, reconhecimento pelo Governo Federal, isto é, ter o Selo da Rede Cultura Viva com certificado digital como Ponto/Pontão de Cultura, com a titulação concedida à instituição cultural pela União, representada pelo Ministério da Cultura.

 

As propostas serão submetidas à avaliação da Comissão Técnica de Habilitação e Avaliação, sendo aprovadas ou não de acordo com os critérios estabelecidos pelo Edital. Entre os principais critérios avaliados estão a coerência e adequação da proposta às categorias e áreas temáticas propostas pelo Edital. Outro critério será a aderência da proposta artística e cultural com a Política de Cultura Viva, a saber: presença e protagonismo de um ou mais negros, mulheres idosos, população de baixa renda, pessoa com deficiência (PcD), indígenas, ciganos e/ou LGBTs na equipe principal; participação, em sua equipe principal, de um ou mais membros da comunidade que não integrem o quadro da instituição cultural/ Ponto de Cultura.
 

Sobre o Fórum Municipal dos Pontos de Cultura

O Fórum Municipal dos Pontos de Cultura é uma instância autônoma e deliberativa da Rede de Cultura Viva, instituída por iniciativa dos Pontos de Cultura e realizada com apoio da administração pública. O seu objetivo é promover o debate público sobre a política de Cultura Viva, tirar encaminhamentos e deliberações, promover o encontro e articulação dos Pontos de Cultura e dar visibilidade às produções artísticas e culturais dos Pontos de Cultura por meio de mostras e apresentações artísticas e culturais para toda a cidade.

 

O I Fórum de Pontos de Cultura de Belo Horizonte será um espaço, também, para a realização de trocas, capacitações, mostras e promoção das ações dos pontos de cultura da cidade, seus produtos e projetos, nos termos da Política Nacional do Cultura Viva.