Pular para o conteúdo principal

Reunião Pública apresenta proposta de Inventário Cultural sobre o Samba em Belo Horizonte
Foto: Divulgação

Reunião Pública apresenta proposta de Inventário Cultural sobre o Samba em BH

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta sexta-feira (21), das 19h às 21h, uma Reunião Pública sobre o Inventário do Samba como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. O encontro acontecerá no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (Cresan Mercado da Lagoinha), e tem como objetivo apresentar aos participantes a proposta de pesquisa que irá configurar um Inventário Cultural e um Dossiê de Registro sobre o Samba em Belo Horizonte, conforme determinado na Deliberação Nº 049/2015 do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município (CDPCM-BH), publicada no Diário Oficial do Município, em 18 de abril de 2015. A reunião é voltada aos sambistas da cidade, assim como aos estudiosos do patrimônio cultural e da cultura popular, além de agentes culturais vinculados ao segmento do Samba de Belo Horizonte. A entrada é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia.

 

O estudo que objetiva criar o Inventário Cultural sobre o Samba em Belo Horizonte será realizado por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Universidade Federal de Minas Gerais, sob coordenação da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura e execução pelo Projeto República da UFMG, com participação de representantes do samba da cidade, conformando uma pesquisa participativa com protagonismo dos sambistas de referência para esse segmento cultural da capital mineira. A Reunião Pública contará com a presença da Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, e da Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart, e com a apresentação das perspectivas metodológicas e objetivos da pesquisa, além de debate com o público sobre o Inventário e Dossiê de Registro e a realização de uma roda de samba. 

 

Para Eliane Parreiras, secretária Municipal de Cultura, a realização do estudo, além de possibilitar melhor conhecimento da SMC sobre a realidade das práticas culturais do Samba, contemplará variadas metas, ações e objetivos estipulados no Plano Municipal de Cultura e Plano Municipal de Igualdade Racial. “A pesquisa fortalece os mecanismos de participação da sociedade civil e a construção de políticas públicas em prol da cultura popular afro-brasileira. Consolida conhecimento fundamental sobre esse segmento que compõe a identidade cultural de Belo Horizonte”, destaca.

 

“Desde os primeiros anos da criação de Belo Horizonte, a presença do Samba é pulsante na cultura da cidade. A região da Lagoinha é considerada reduto do samba, origem de grupos, escolas, blocos de carnaval, músicos e compositores que criaram uma identidade tipicamente mineira”, ressalta Luciana Féres, presidente da Fundação Municipal de Cultura, reiterando a importância da escolha do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, na Lagoinha, para apresentação dos estudos para o inventário.

 

Sobre o Inventário Cultural e Dossiê de Registro

 

A elaboração do Inventário Cultural/Dossiê de Registro, que são formatos de consolidação de pesquisa, é uma etapa importante no processo de reconhecimento de um bem cultural como Patrimônio Cultural da Cidade, realizada pelo CDPCM-BH. Com a pesquisa, busca-se fazer o levantamento detalhado sobre um bem cultural com objetivo de identificar e compreender quais são os seus elementos constituidores, tais como: mestres e mestras; grupos e coletivos; celebrações; saberes; e lugares de referência fundamentais para sua história. Com o estudo, evidencia-se também as formas de reprodução e transmissão, e os elementos que representem riscos à sua existência, assim como ações necessárias à sua salvaguarda. É à luz destas informações que o CDPCM-BH delibera o título de Patrimônio Cultural a um bem cultural.

 

Sobre o Projeto República

 

O “Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória” foi criado em 2001, está vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais e é coordenado pela professora Heloisa Maria Murgel Starling (Titular Livre de História do Brasil da UFMG). O Projeto República tem como foco principal o período histórico republicano brasileiro, o percurso da história das idéias e dos conceitos no Brasil e o estudo da temática do republicanismo.

 

Serviço

Reunião Pública | Inventário do Samba como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte

Data: dia 21 de julho de 2023, das 19h às 21h

Local: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira | CRESAN Mercado da Lagoinha (Avenida Antônio Carlos, 821 - Lagoinha)

Entrada gratuita sem necessidade de inscrição prévia. Sujeito a lotação do espaço.