Pular para o conteúdo principal

Reunião do Comurb avaliou indicadores do Balanço da Mobilidade de 2023
Rodrigo Clemente/PBH

Reunião do Comurb avaliou indicadores do Balanço da Mobilidade de 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta quinta-feira (21), a 2ª reunião ordinária de 2024 do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, o Comurb. Foi mais uma etapa dos trabalhos do Conselho, presidido pelo superintendente de mobilidade do município, André Dantas, e contou com a presença de conselheiros representantes do Executivo,  setor técnico e da sociedade civil. A reunião foi virtual.  

A reunião apresentou o Balanço 2023 dos indicadores de desempenho para monitoramento e a avaliação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH). O diretor de projetos estratégicos e inovação da Superintendência de Mobilidade Urbana do Município de Belo Horizonte (Sumob), Rafael Murta, repassou o andamento dos oito da capital: mobilidade ativa; mobilidade coletiva; circulação calma; mobilidade individual motorizada; logística urbana; cidade sustentável; acessibilidade universal; e gestão, fiscalização e operação.

O diretor mostrou que um dos destaques foi a retomada de alguns indicadores prejudicados pela pandemia de Covid-19. “É muito importante esse acompanhamento permanente dos indicadores da mobilidade urbana e a participação da sociedade, por meio do Comurb, para avaliarmos juntos os resultados e também propor os ajustes necessários”, salientou Rafael. 

Comurb

Instituído pela Lei Municipal 11.181, de 8 de agosto de 2019, o Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo. Entre as atribuições está a definição de indicadores de desempenho para o monitoramento e a avaliação do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, o PlanMob-BH. Além disso, o Comurb avalia os investimentos em mobilidade, e emite parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e da rede estruturante de transporte coletivo.