Pular para o conteúdo principal

Reunião de pré-morar é realizada com futuros moradores do Residencial Aroeira
Divulgação/PBH

Reunião de pré-morar é realizada com futuros moradores do Residencial Aroeira

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) realizou mais uma reunião de pré-morar para acompanhamento social dos futuros moradores do Residencial Aroeira, localizado na Vila Aeroporto, região norte da capital. O conjunto está sendo construído por meio do Programa Vila Viva São Tomás/Aeroporto e se destina ao reassentamento de famílias que foram removidas dos seus imóveis para a execução das intervenções previstas pelo empreendimento.

 

Neste momento, o residencial está em fase final de obras e a equipe social tem desenvolvido o importante trabalho de pré-morar, que acontece antes dos beneficiários serem reassentados de forma definitiva nas unidades habitacionais. É nesse período que são adotadas as ações que têm como objetivo preparar as famílias para a vida em condomínio. Durante esse trabalho são elaborados, por exemplo, os regimentos internos que tratam dos direitos, deveres e regras de convivência.

 

A coordenadora social do Vila Viva São Tomás/Aeroporto, Wanja Filgueiras, ressalta a importância dessas reuniões. “É fundamental que essas famílias sejam informadas e orientadas para melhor se adaptarem às suas novas moradias. Para isso, há a escolha do síndico, subsíndico e conselho fiscal, seleção de bloco, andar e apartamentos e, ainda, discussão sobre áreas privadas e comuns em condomínio, além dos cuidados coletivos que cada um destes espaços requerem”, concluiu.

 

Enquanto aguarda a entrega das chaves do seu apartamento, Carlos Osmar dos Santos tem participado assiduamente das reuniões e foi eleito síndico do Residencial Aroeira. “Venho sempre para me inteirar dos assuntos do prédio e tem sido muito importante e produtivo, principalmente para quem não sabe como é morar em condomínio. Já falamos sobre o avanço das obras, do regimento interno e até fizemos a escolha dos blocos no último encontro”, disse.

 

A apresentação dos detalhes técnicos do prédio e suas garantias construtivas também fazem parte do trabalho de pré-morar, que se encerra com a entrega das chaves aos beneficiários e a efetivação da mudança para a nova residência. A partir daí inicia-se o trabalho de pós-morar, que busca reforçar a adaptação dos moradores ao condomínio.

 

O Residencial Aroeira possui dois blocos, com 12 unidades habitacionais cada um, distribuídas em quatro andares. Os apartamentos têm aproximadamente 44 metros quadrados e são de dois quartos. Das 520 unidades habitacionais previstas pelo Programa Vila Viva São Tomás/Aeroporto, 392 já foram concluídas  e outras 128 serão finalizadas ainda em 2023.