Pular para o conteúdo principal

Fachada de Escola Municipal
Foto: Divulgação PBH

Resultado da segunda etapa do cadastro escolar será divulgado nesta sexta-feira

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação divulga, nesta sexta-feira, dia 27, o resultado da segunda fase do cadastro escolar-2021. Nesta etapa foram cadastradas as crianças de 4 e 5 anos, e estudantes do Ensino Fundamental, residentes em Belo Horizonte, que buscam uma vaga na rede municipal. O resultado estará disponível no portal  da Prefeitura, e clicando neste link a família será orientada sobre os próximos passos para a realização da  matrícula virtual, que será realizada no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.

O resultado estará disponível no portal  da Prefeitura. Já a matrícula será feita virtualmente, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.



Ampliação do atendimento na educação infantil

Em 2020, a Prefeitura atendeu todas as crianças de 3 anos cadastradas; e para 2021, mais uma faixa etária será contemplada: todas as crianças cadastradas entre 2 e 3 anos. A Prefeitura de Belo Horizonte já cobre toda a demanda de crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil, cumprindo a promessa de universalização da educação na cidade.



Sistema informatizado

A subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Educação, Natália Araújo, lembra que todo o processo de cadastramento escolar está sendo feito por etapas e pela internet. “Devido à pandemia, a Prefeitura organizou todo o processo de cadastro escolar e matrícula, em etapas e pela internet, justamente para evitar aglomerações nas secretarias das escolas. As etapas separadas também ajudaram a garantir em cada fase o suporte telefônico às famílias, já que este ano as escolas não puderam estar abertas para este apoio presencial”.

A primeira fase contemplou alunos que já estudam em escolas da Prefeitura, na Educação Infantil ou em creches, e que irão para o Ensino Fundamental. Na segunda etapa, foram cadastradas as crianças de 4 e 5 anos de idade, e estudantes do Ensino Fundamental, e na terceira, crianças de 0 a 3 anos de idade e gestantes que desejam uma vaga na Rede Municipal de Educação Infantil.

As crianças devem ser residentes em Belo Horizonte e nascidas a partir de 1º de abril de 2017. No caso das gestantes, ao realizarem o cadastro, no lugar do nome da criança deverá ser preenchido o nome da mãe e a data de nascimento deverá ser a data em que o cadastro será realizado.

O prazo dessa etapa do cadastro termina na próxima segunda-feira, dia 30, e o resultado será divulgado em 23 de dezembro, também no portal da Prefeitura. A rematrícula, ou renovação de matrícula para alunos que já fazem parte da Rede Municipal de Ensino será aberta posteriormente, assim como o sobrecadastro eletrônico para quem perdeu a primeira e segunda etapas.