Pular para o conteúdo principal

Residências Médica e Multiprofissional da SMSA e HOB formam 103 especialistas
Divulgação/PBH

Residências Médica e Multiprofissional da SMSA e HOB formam 103 especialistas

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, e a Secretaria Municipal de Saúde formaram 103 novos especialistas dos programas de Residência Médica e Multiprofissional. Os formandos vão atuar em diversas especialidades, como neurocirurgia, neurologia, cirurgia pediátrica, urgência e emergência, medicina de emergência, anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, ortopedia, saúde da mulher, obstetrícia e ginecologia, clínica médica, saúde da família, medicina de família e comunidade, psiquiatria e saúde mental.

Neste ano, o HOB comemora 80 anos de existência e 30 anos de credenciamento dos primeiros programas de residência médica. Para celebrar esse momento, durante a cerimônia, três dos primeiros formandos, da turma de 1994, que permaneceram atuando no hospital, foram homenageados. Sendo eles: Dr. Milward Antônio de Faria, residente da primeira turma de cirurgia geral e atual cirurgião do HOB; a Dra. Mirian Maria de Sousa, residente de pediatria, e Superintendente do HOB de janeiro de 2009 a maio de 2011; e o Dr. Roberto Sidney de Melo, residente em Clínica Médica, foi gestor da terapia intensiva e atualmente é médico horizontal da Unidade de Cuidados Intensivos Adulto (UCIA).

André Menezes, subsecretário de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, convidou os residentes a permanecerem prestando seus serviços na rede SUS de Belo Horizonte, reconhecendo a qualidade da formação no serviço público. “Quero dizer da minha felicidade em ver a nossa rede com tantos novos profissionais. Estou na rede SUS há 21 anos e tive a oportunidade de acompanhar e de estar com vários residentes. Vocês estão sendo formados por uma instituição muito potente e isso é uma marca que levamos para a vida. Queria convidar a todos vocês a estarem presentes no nosso SUS-BH e a fazerem sempre parte da nossa rede. Isso é importante para todos nós”, destacou.

A superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, Taciana Malheiros, destacou o histórico do cuidado atrelado ao ensino característico da história do HOB, com ampliação contínua dos cursos de formação, com o intuito de qualificar a assistência no serviço público de saúde. “Nós formamos para o SUS. Acreditamos na atuação dos nossos profissionais para um sistema único, universal, integral e que busca sempre a melhor assistência para os usuários. É muito importante valorizar a história do HOB, com foco no   ensino, transformação e formação”, celebrou.

Alamanda Kfoury Pereira, diretora da faculdade de medicina da UFMG, parabenizou os formandos, reconhecendo alguns deles como ex-alunos da graduação, e ressaltou a importância da parceria das instituições públicas de ensino e saúde na formação de especialistas. “Não tem nenhuma parceria mais oportuna que a parceria de instituição de ensino, com uma instituição assistencial que presta uma excelente qualidade de ensino na pós-graduação. Quero dizer que tenho muito orgulho de todos vocês. Sabemos que vocês vão levar vida a fora todos os valores que vocês carregam das instituições das quais vieram”, afirmou.