Pular para o conteúdo principal

Requalificação de fachadas de URPVs inibe mau uso dos equipamentos
Divulgação/PBH

Requalificação de fachadas de URPVs inibe mau uso dos equipamentos

criado em - atualizado em

Duas importantes Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), a Vilarinho (Região de Venda Nova) e a Pindorama (Região Noroeste), tiveram as fachadas requalificadas pela SLU, para inibir um problema que atormentava a população vizinha: o mau uso dos equipamentos. Os locais que estavam degradados, devido ao despejo irregular de lixo feito após o encerramento do expediente nas unidades, foram limpos, receberam pintura, plantio de árvores e campanhas educativas, o que deu nova vida a esses lugares.

Apesar de terem sido criadas como alternativa para a população descartar corretamente o entulho, a URPV Pindorama (Av. Amintas Jacques de Moraes, s/n - Pindorama) e a URPV Vilarinho (Av. Vilarinho, 4.441 - Letícia), eram frequentemente alvos de deposição clandestina de resíduos. O problema era crônico e a cada dia tornava-se pior, com o aumento do lixo e a deterioração do entorno. Mesmo com as limpezas constantes, a deposição irregular era recorrente, causando sérios problemas à população e prejuízo financeiro ao município, que a cada limpeza tinha que arcar com custos extras de garis, caminhões e motoristas, entre outros.

Na URPV Vilarinho, a iniciativa da SLU também envolveu a Guarda Municipal, as secretarias municipais de Assistência Social e de Fiscalização e a Polícia Militar, já que, além do despejo irregular de resíduos, o local era frequentado por moradores em situação de rua. Embora houvesse limpeza diária, a atividade dessas pessoas e a reincidência das deposições fazia com que o passeio em frente à URPV ficasse sempre lotado de lixo, causando muitas vezes a obstrução da passagem dos pedestres.

A requalificação do local incluiu pintura da calçada, plantio de mudas em canteiros feitos a partir de pneus descartados na própria URPV e a instalação de duas placas de Ponto Limpo, com a seguinte mensagem: “Ponto Limpo – Proibido jogar lixo e entulho. Lançar resíduos neste local constitui crime ambiental. Sujeitos a multa”. O resultado, até o momento, é considerado excelente, com a transformação do local sendo percebida por todos.

Na URPV Pindorama, o entulho jogado irregularmente era despejado principalmente por motoristas de caminhonetes e carroceiros. A SLU limpava o local cinco vezes por semana, mas pouco adiantava, já que o lixo voltava a ser jogado, principalmente na madrugada. No final de agosto, a SLU pintou os muros da unidade, desobstruiu totalmente a via que dá acesso ao equipamento e instalou uma placa de Ponto Limpo. A requalificação no local já começa a dar resultados. O entulho jogado na área externa da unidade diminuiu consideravelmente, sendo necessário apenas uma limpeza por semana.

URPVs recebem entulho gratuitamente

Belo Horizonte tem 34 URPVs espalhadas pelas nove regionais da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, e nos sábados e domingos, de 7h40 às 16h. São as opções corretas para descartar os resíduos ao invés de jogar nas vias. Elas recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. A URPV Pindorama recebe uma média de 5 mil toneladas de resíduos por ano. Já a URPV Vilarinho, 5,8 mil toneladas. Os endereços das 34 URPVs estão disponíveis no portal da Prefeitura.

O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática pode registrar a denúncia nos canais digitais da Prefeitura, por meio do aplicativo APP PBH ou pelo Portal de Serviços da PBH.