Pular para o conteúdo principal

Autoridades municipais e estaduais participaram na Pré-Conferência de Assistência Social Oeste dia 1º de julho.
Foto: Fabiana Rosa/PBH

Regional Oeste realiza evento de Assistência Social dia 1/7

criado em - atualizado em

Cerca de 200 pessoas participaram no último sábado, dia 1º de julho, da pré-conferência Municipal de Assistência Social da Regional Oeste.  A Escola Municipal Hugo Werneck, no bairro Vila São Jorge, sediou o encontro e o evento foi aberto com apresentações do grupo de percussão “Tambor e Lata” do Programa Fica Vivo, e da trabalhadora do SUAS, Simone Dias com voz e violão, acompanhada pelo coral do grupo de convivência de Idosos do CRAS Morro das Pedras.
 

Durante o encontro, que teve como tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, os participantes (trabalhadores, usuários e representantes das entidades de Assistência Social) foram divididos em quatro grupos de discussão, elegendo 37 delegados, que representarão a região na conferência municipal, que será realizada nos dias 21 e 22 de julho, no Minascentro.
 

Participaram da solenidade o vice-prefeito (na ocasião, prefeito em exercício) e secretário municipal de governo, Paulo Lamac, o deputado federal e ex-ministro de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, Patrus Ananias, a secretária municipal de políticas sociais, Maíra Colares, o coordenador regional, Gelson Leite, a presidente do conselho municipal de assistência social de Belo Horizonte, Maria Cristina da Silva e os representantes dos usuários, trabalhadores e entidades socioassistenciais: Jocali José, Wilian Santos e Elizabeth de Assis.
 

Durante a sua fala, o vice-prefeito e secretário municipal de governo, Paulo Lamac, afirmou que a atual gestão acredita na participação popular e prioriza as políticas sociais “É com uma sociedade mobilizada e com uma construção coletiva, que podemos conquistar a cidade que queremos. Precisamos realinhar o curso e as prioridades da administração municipal que está realmente comprometida com as políticas sociais e a serviço de quem mais precisa”, disse. A secretária municipal de Políticas Sociais, Maíra Colares, endossou o comprometimento do governo do prefeito Kalil e destacou que a condução de políticas públicas de qualidade depende da participação popular.
 

O coordenador regional, Gelson Leite, ressaltou a importância do evento. “É um espaço privilegiado de debate para que possamos refletir e trazer diretrizes para ações, programas e projetos que sustentem as nossas políticas sociais e assim avançarmos cada vez mais”.

 

Para Maria Cristina, presidente do CMAS de Belo Horizonte, a oportunidade é um momento que deve ser muito bem aproveitado “Somos sujeitos de direitos e precisamos fazer valer os nossos, construindo propostas que condizem com a nossa necessidade", enfatiza.