Pular para o conteúdo principal

Reforma da Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária) entra em nova etapa
Divulgação/PBH

Reforma da Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária) entra em nova etapa

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, a partir desta quarta-feira (4), intervenções na pista exclusiva do MOVE no cruzamento das avenidas Paraná e Santos Dumont, para continuidade das obras da Praça Rio Branco. Faixas foram afixadas e agentes da BHTrans e da Sumob vão orientar os motoristas e os usuários do transporte coletivo na região.

As intervenções e o desvio vão alterar os itinerários das linhas do MOVE que trafegam no trecho, mas sem impacto para os usuários do transporte coletivo, pois não terá mudanças no embarque e desembarque nas estações. 

Confira as intervenções:

Trânsito


•    Interdição da pista exclusiva para ônibus trecho do cruzamento das avenidas Santos Dumont e Paraná, na Praça Rio Branco, no sentido Santos Dumont/Paraná/ (Mercado Central).

Desvios

Sentido Santos Dumont / Paraná (Mercado Central): os ônibus vão utilizar o outro trecho da via na Avenida Paraná (sentido Paraná/Santos Dumont) em contrafluxo.

Sentido Paraná / Santos Dumont (Praça da Estação: Avenida Paraná, Rua dos Caetés, Rua Curitiba, Avenida Santos Dumont.

Obras na Praça Rio Branco

As obras de urbanização e revitalização da Praça Rio Branco, iniciadas em janeiro deste ano, estão entrando em uma nova etapa na qual serão feitas escavações para instalação de tubulações de energia elétrica, rede hidráulica e sinalização semafórica. Os trabalhos serão realizados nas duas pistas do MOVE, porém em momentos diferentes, para reduzir os impactos no trânsito e na circulação de pedestres que a interdição das pistas de uma única vez poderia provocar.

A reforma geral da Praça compreende a demolição dos pisos, mobiliário urbano, canteiros – paisagismo e irrigação – e calçadas, limpeza e recuperação estrutural do monumento em concreto. “A urbanização e revitalização da Praça Rio Branco, especificamente dos pisos, mobiliário urbano, canteiros – paisagismo e irrigação – e calçadas, decorre da necessidade de manutenção e tratamento de áreas já degradadas, permitindo o atendimento às normas de acessibilidade (NBR 9050). É ainda muito importante e oportuno fazer a limpeza e recuperação estrutural do monumento em concreto que se encontra com ferragens expostas, comprometendo a conservação do mesmo”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

Estão sendo investidos R$ 4,4 milhões nas obras da praça com recursos para execução das obras provenientes de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e recursos próprios do município (ROT).  A supervisão dos trabalhos é da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o “Centro de Todo Mundo”, lançado em março de 2023 pelo prefeito Fuad Noman, que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.