27 Maio 2025 -
Neste mês, 89 escolas municipais de Belo Horizonte tiveram a oportunidade de presenciar concertos especiais da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e da Orquestra Ouro Preto, na série "Concertos Didáticos". No total, 1.592 estudantes do Ensino Fundamental e 148 educadores acompanhantes puderam conhecer lugares mágicos, como a Sala Minas Gerais, onde aprenderam sobre a filarmônica de Minas Gerais e os instrumentos que a compõem por meio de um concerto, no qual o maestro, José Soares, pausava a cada música para explicar ao público sobre as obras.
As escolas foram selecionadas por meio de um formulário, no qual cada unidade inscrita teve ao menos um pedido de participação contemplado em um dos concertos.
Antes das apresentações, foram realizadas ações educacionais preparatórias sobre música e orquestra nas próprias escolas participantes, orientadas por monitores estudantes dos cursos de graduação das escolas de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento, cuja temática foi “O Mundo Mágico da Orquestra”, explorou um repertório de mundos da fantasia, com temas de grandes obras, como "O Quebra-Nozes" e o "Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky. Ao fim, a Filarmônica tocou "O mundo maravilhoso de Harry", de John Williams, a famosa música da franquia “Harry Potter”.
Lorena Maria Miranda de Moraes, da Escola Municipal Arthur Guimarães, comentou sobre a importância da experiência e sua parte favorita. “Sim, eu gostei muito. Eu achei muito divertido, muito mágico, e é bom para a gente ter um conhecimento sobre outros tipos de música, sobre o que é uma orquestra. Eu gostei muito quando eles tocaram a música do ‘Lago dos Cisnes’.”
O evento foi um sucesso, e tanto educandos quanto educadores aproveitaram ao máximo o concerto. Enzo Henrique Brandão da Luz, aluno da Escola Municipal Padre Henrique Brandão, disse ter sido um momento de aprendizado muito rico para ele e sua turma. “Eu achei uma experiência ótima, assim, sobre tudo da música, dos instrumentos. Foi muito interessante, tanto para mim quanto para todo mundo. Minha turma aprendeu muito. Eu gostei muito do violino e do tamborim.”
O educador da E.M. Francisco Magalhães Gomes, Antônio Marco, pôde acompanhar as turmas no dia 21 e disse que o momento foi de extrema importância para os estudantes. “Esse momento é muito, muito importante, os meninos têm acesso a um universo muito maravilhoso, um universo musical. Eles têm acesso à arte e saem um pouco do dia a dia que vivem dentro da escola, na família. É um momento mágico, eles têm a oportunidade de conhecer esse universo rico que a música pode proporcionar. Legal, legal.” Antônio finalizou destacando que o momento será inesquecível: “Isso é maravilhoso para eles. É um momento que a gente guarda, que os meninos vão aguardar. Eles vão crescer e vão guardar esse momento muito especial no coração de cada um.”