Pular para o conteúdo principal

“Quinta no Raul” recebe Marcos Catarina cantando Vander Lee
Taty Soares

“Quinta no Raul” recebe Marcos Catarina cantando Vander Lee

criado em - atualizado em

A edição de agosto do “Quinta no Raul”, projeto especial do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, recebe o show “Marcos Catarina canta Vander Lee”. Acompanhado do pianista Tony Moreira, Marcos Catarina resgata os grandes sucessos do seu irmão, o cantor e compositor Vander Lee, e apresenta ao público o seu single “Um Novo Olhar”, em parceria com Paulinho Pedra Azul. O show integra as atividades do Circuito Municipal de Cultura e acontecerá nesta quinta-feira (14), às 20h. Os ingressos são gratuitos e a retirada é feita pelo site Sympla. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.

O Circuito Municipal de Cultura é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

“Marcos Catarina canta Vander Lee” é mais que um tributo. No show, Marcos Catarina faz uma reverência afetiva a um dos maiores cantores e compositores mineiros, seu irmão Vander Lee. O repertório traz sucessos memoráveis do músico, como “Estrela”, “Esperando Aviões”, “Românticos”, “Iluminado”, “Minha Criança” e “Aquela Estrela”, além de canções autorais de Cantaria, como “O cais”, “A voz da atriz”, “Logo Ali”, “H2 Olhos D'água”, “Reabolição” e “Leve”, e presenteará ao público com o single inédito, “Um Novo Olhar”, parceria com Paulinho Pedra Azul.

A proposta é que o show seja um momento de escuta sensível, afetiva e popular, por meio da música. “É uma grande homenagem ao legado de Vander Lee, que traduziu com lirismo a vida urbana de BH”, afirma Marcos Catarina. 

Em 2025, Marcos Catarina comemora 15 anos de carreira, somando três álbuns: “Leve”, “Entre Canções” e “Marcos Catarina 10 anos”. Já se apresentou ao lado de Dona Jandira, Vander Lee, Ivania Catarina, Mariene de Castro entre outros artistas. Desde 2015, apresenta o show “Todo In Canto do Rio”, composto por canções autorais que remetem ao universo das águas, reverenciando os rios e as marés. Entre os projetos que realiza estão o “Baile dos Românticos”, em homenagem a diversos compositores brasileiros, e o bloco de carnaval “Românticos São Loucos”, em homenagem a seu irmão Vander Lee. 

Quinta no Raul

O projeto do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado acontece sempre nas noites de quinta-feira e de forma gratuita. A proposta foi criada devido à vocação musical do entorno, que conta com diversas escolas de formação musical, núcleos de criação como bandas e coletivos. Com o passar dos anos houve uma ampliação de atendimento para outras áreas artísticas, tais como dança e artes cênicas.

Entre julho de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 25 edições com atrações de múltiplas linguagens como o show da Banda Suvaco Xeroso, da cantora Adriana Araujo, do grupo Magnatas do Samba, do Bloco Chega o Rei, do grupo Chorosas e do Bloco Magnólia, totalizando um público de aproximadamente 4 mil pessoas.

Circuito Municipal de Cultura

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1.150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

Quinta no Raul | “Marcos Catarina canta Vander Lee”

Quando: Quinta-feira (14), às 20h
Onde: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, S/N - Alípio de Melo)
Quanto: os ingressos podem ser retirados on-line no site Sympla 
Classificação: livre
Duração: uma hora e dez minutos

Acessibilidade em Libras

Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook