25 Maio 2020 -
A partir desta segunda-feira, 9.729 estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte poderão reabrir as portas, o que significa a volta ao trabalho de cerca de 30 mil pessoas. A primeira etapa de flexibilização do isolamento social – iniciado na capital em 20 de março – foi anunciada pela Prefeitura na sexta-feira passada.
A medida foi tomada a partir da análise de indicadores epidemiológicos e seguindo todas as orientações do Comitê de Enfrentamento da Covid-19. As lojas terão horários diferenciados de funcionamento e deverão ter no local álcool em gel e controlar a entrada de clientes, evitando aglomerações.
A expectativa é que na sexta-feira que vem, dia 29, mais um grupo de lojas seja liberado para começar a funcionar no dia 1º de junho. Qualquer decisão será tomada a partir do Boletim de Monitoramento, divulgado semanalmente, sempre às sextas-feiras. O boletim mede a velocidade de transmissão (que não pode ultrapassar a marca de 1,2 para que a flexibilização seja mantida) e a taxa de ocupação de leitos de hospitais.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a flexibilização pode ser revogada caso seja necessário. Por isso, a orientação é que, quem puder, continue em casa. E que aqueles que precisarem sair não deixem de adotar as medidas necessárias para conter o avanço da Covid-19 em Belo Horizonte: o uso de máscaras e álcool em gel.