Pular para o conteúdo principal

Qualifica EJA promove debates sobre trabalho, geração de renda e qualificação
Divulgação/PBH

Qualifica EJA promove debates sobre trabalho, geração de renda e qualificação

criado em - atualizado em

O Qualifica EJA 2023 inicia, nesta segunda-feira (27), uma programação de quatro dias de debates e encontros, com o propósito de informar, encorajar e disponibilizar oportunidades de aprendizagem e qualificação profissional para os estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos em Belo Horizonte, especialmente nas escolas da Rede Municipal de Educação.

 

Abrindo a programação, um fórum on-line vai debater o “trabalho na cidade” e as perspectivas do mercado em BH, na segunda-feira, das 19h às 21h, por meio do canal da SMED no Youtube. O evento contará com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, além do convidado Rafa Braz, Head do IBRA Outplacement e Evolução Profissional. 

 

O mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados, no entanto, mais da metade da população brasileira acima dos 25 anos não concluiu o Ensino Médio, apontam dados do IBGE. Além disso, enquanto o índice de conclusão dos estudos é de 57% entre pessoas brancas, apenas 41,8% dos pretos e pardos finalizaram o ensino médio. Neste cenário, se destaca a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de demais políticas públicas de incentivo à educação e qualificação de jovens e adultos para a garantia do direito ao trabalho.

 

“Uma das partes mais importantes desse programa é a dimensão educativa da participação social com a inserção na sociedade. É oferecido um leque de oportunidades que são abertas como forma de integração social e exercício da cidadania. Não é especificamente sobre qual a profissão ou qual grupo de trabalho que trás a qualificação do ser humano na sociedade, é saber que a pessoa pode estar inserida em um ambiente que colabora, que produz e traz à tona todo seu potencial," destaca Ângela Dalben, secretária Municipal de Educação.

 

“Nosso objetivo é promover a inclusão de mais pessoas ao mercado de trabalho de Belo Horizonte, sempre com qualidade. Por isso, iniciativas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, como o Qualifica EJA, são tão importantes para orientar os jovens e adultos, gerar oportunidades de aprendizagem e para que eles estejam prontos para novos desafios profissionais”, afirma Adriano Faria, secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte.

 

O convidado Rafa Braz também concorda com a importância de criar estruturas e oportunidades para empregar estudantes da EJA. "A integração desses profissionais na cidade, feita de forma assertiva e estratégica, reflete em realizações positivas para a população que vive nela", comenta.

 

"O Qualifica EJA é um desdobramento do Fórum Qualifica BH!, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ampliando as ofertas de cursos de qualificação para as nove regionais da cidade, por meio da Educação de Jovens e Adultos. Além de proporcionar a qualificação para o trabalho, emprego e renda, contribui para o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes da EJA em conformidade com o Plano Municipal de Educação”, acrescenta Diego de Oliveira, gerente do EJA.

 

Além do debate de abertura, também fará parte do Qualifica EJA 2023 uma programação temática com parceiros convidados, exposição de possibilidades e ofertas de cursos. Serão três dias de exposições, das 18h30 às 21h, para estudantes da EJA em três localidades diferentes. Nos dias 28, 29 e 30, a exibição acontecerá, respectivamente, na Escola Municipal Dom Orione, para escolas das regionais Norte, Pampulha e Venda Nova; no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Mercado da Lagoinha, para escolas das regionais Oeste, Noroeste e Barreiro; e no Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade da SMED, para escolas das regionais Nordeste, Centro Sul e Leste.