17 July 2025 -
Empresas e consórcios do ramo da construção civil interessados em participar do edital para a requalificação urbana da Centralidade Comanches na região de Venda Nova têm até 31 de julho de 2025 para enviar suas propostas. Podem participar da licitação pessoas jurídicas de direito privado ou público, empresas estatais, associações e consórcios.
O programa de Qualificação das Centralidades é da Prefeitura de Belo Horizonte, com parte da execução conduzida pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da ONU especializado em infraestrutura. A licitação da obra da Centralidade Comanches está sendo conduzida pelo UNOPS, e o edital com as condições e requisitos estão disponíveis neste link.
A Centralidade Comanches fica em uma área localizada no Bairro Santa Mônica e faz referência a uma importante rua desse território, que está próxima da comunidade da Vila do Índio. A requalificação pretende criar um espaço público mais acessível, seguro, inclusivo e acolhedor, promovendo melhorias na mobilidade urbana, aumento das áreas verdes e criação de espaços de lazer e convivência.
A obra contempla ainda o entorno da Emei Itamarati, escola de educação infantil da região que atende dezenas de famílias do entorno. A segurança dos pedestres, especialmente de crianças e responsáveis, é uma das prioridades do projeto, que prevê travessias seguras e áreas de convivência próximas à instituição.
O projeto inclui a reestruturação da Avenida Francisca Gregory, que terá alargamento das calçadas, incentivando a circulação de pedestres e aumentando a segurança viária. A Rua dos Nambiquaras também passará por adaptações, como a implantação de uma chicana (elemento que reduz a velocidade dos veículos) e de uma travessia elevada, garantindo maior proteção no cruzamento com a Francisca Gregory.
Outro destaque da proposta é a criação de espaços lúdicos com brinquedos para diferentes faixas etárias, com opções inclusivas para crianças com deficiência, promovendo a democratização do uso do espaço. Também serão instalados jardins de chuva e canteiros, aumentando a permeabilidade do solo, contribuindo com a drenagem das águas pluviais e melhorando o microclima local.
Além da revitalização física, o projeto assume um compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, com a manutenção de todas as árvores existentes no local e a valorização da vegetação nativa.
Apoio da comunidade
Antes da abertura do processo de licitação, a área recebeu, em 2023, uma ação de Urbanismo Tático, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a comunidade. A iniciativa permitiu testar propostas de ocupação dos espaços públicos, contando com a participação ativa das crianças da Emei Itamarati e da comunidade escolar, reforçando a importância da escuta
ativa no planejamento urbano.
Qualificação das Centralidades
O Programa de Qualificação das Centralidades é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte voltada à valorização e ao fortalecimento dos centros dos bairros. Seu objetivo é reconhecer, qualificar e potencializar essas centralidades, direcionando a elas políticas públicas integradas e investimentos estratégicos.
Em 2024, a Prefeitura firmou acordo de cooperação técnica internacional com o Unops para acelerar a implementação do programa, com ações previstas em diversas centralidades da capital mineira. O programa busca ampliar a oferta de serviços, comércios e espaços de lazer próximos às residências, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos para o atendimento das demandas cotidianas. Além disso, promove melhorias urbanísticas, ambientais e sociais em diferentes regiões do município, em consonância com as diretrizes do Plano Diretor.
Onde estão as Centralidades?
Estão sendo desenvolvidos planos, projetos e obras no contexto do Programa de Qualificação de Centralidades. Foram selecionadas nove centralidades, uma em cada região administrativa, para o desenvolvimento de planos de ação específicos, desenvolvido com a participação ativa da comunidade local, por meio de eventos públicos, garantindo que as soluções propostas reflitam as necessidades e expectativas da população.
1- Centralidade do Bairro São Paulo (Nordeste), que já teve seu Plano de Ação concluído.
2- Centralidade Waldomiro Lobo (Norte), cujo Plano está em fase de finalização.
3-Centralidade Itaité (Leste) - Plano de Ação em desenvolvimento.
4- Centralidade Érico Veríssimo (Venda Nova) - Plano de Ação em desenvolvimento.
5- Centralidade Abílio Machado (Pampulha) - Plano de Ação em desenvolvimento.
6- Centralidade Úrsula Paulino (Oeste) - Plano de Ação a ser iniciado.
7- Centralidade Padre Eustáquio (Noroeste) - Plano de Ação a ser iniciado.
8- Centralidade Praça do Cardoso (Centro-Sul) - Plano de Ação a ser iniciado.
9- Centralidade Estação Diamante (Barreiro) - Plano de Ação a ser iniciado.
Demais projetos em desenvolvimento:
- Centralidade Comanches (Venda Nova) - Bairro Santa Mônica: Projeto Executivo finalizado, licitação de obra em andamento.
- Centralidade Raul Mourão Guimarães (Oeste) - Bairro Buritis: Projeto Executivo em fase de finalização.
- Centralidade Humaitá (Noroeste) - Bairro Padre Eustáquio: Anteprojeto em fase de finalização.
- Centralidade São João da Serra (Nordeste) - Bairro São Gabriel: Anteprojeto em fase de finalização.
- Centralidade Floresta/Fase 1: Sapucaí (Centro-Sul): Obra sendo finalizada.
- Bartolomeu de Gusmão (Noroeste) - Bairro Padre Eustáquio: Em obra.
Saiba mais sobre o Programa em: pbh.gov.br/centralidades