7 Maio 2025 -
Música, dança e teatro são as atrações do mês de maio dos projetos especiais dos teatros públicos de Belo Horizonte: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, Teatro Marília e Teatro Francisco Nunes. O “Quinta no Raul” recebe no dia 8, o espetáculo “Gitaneria”, da Cia de Baile Flamenco Fátima Carretero, que faz uma viagem pela herança da Espanha; o “Terça da Dança” recebe, no dia 20, o espetáculo “Isidoro: um Negro de Quilate”, trabalho do ator e diretor artístico Evandro Passos e do ator e diretor musical Do Xangô, inspirado no poema homônimo de Marcial Ávila; e o “Música de Domingo” será palco, no dia 25, do show “Entrecordas”, da cantora e compositora Ana C. As atividades integram a programação do Circuito Municipal de Cultura. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site Sympla. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.
O Circuito Municipal de Cultura é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
Projeto especial do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado, o “Quinta no Raul” recebe, em 8 de maio, às 20h, o espetáculo de dança “Gitaneria”, da Cia de Baile Flamenco Fátima Carretero. A montagem é uma viagem pela herança da Espanha, a partir do século XV, com influências mouras do folclore Andaluz e do Flamenco Gitano. Coreografias vibrantes de músicas mouras, além de bailes mouriscos presentes em comemorações populares da região da Andaluzia, prometem encantar o público amante do flamenco.
O “Terça da Dança”, projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, será palco do espetáculo “Isidoro: um Negro de Quilate”, em 20 de maio, às 19h. Com direção artística e atuação de Evandro Passos e direção musical e atuação de Do Xangô, a montagem sobre a história de luta e resistência de Isidoro Amorim, um faiscador negro escravizado que usou a notória habilidade de encontrar ouro para comprar a própria liberdade e a de muitos outros. Preso sob a acusação de contrabando deste ouro, foi brutalmente arrastado pelas ruas da atual Diamantina para servir de exemplo. Com danças e cantos dos vissungos, o espetáculo resgata a verdadeira identidade de Isidoro: ele não foi um contrabandista, mas um heroi da liberdade.
No dia 25, às 11h, o “Música de Domingo”, projeto especial do Teatro Francisco Nunes, recebe o show “Entrecordas”, oitavo trabalho autoral da cantora e compositora Ana C. Acompanhada dos músicos Rogério Delayon e Marcílio Rosa, a artista promete uma apresentação vibrante, que reflete a versatilidade de estilos, com canções que passam por ritmos como o choro, a balada, o blues, o “tango desconstruído”, entre outros. Músicas como “Os Dias”, parceria com Kristoff Silva, que faz uma divertida descrição dos humores femininos na TPM, a canção ácida “Verdade Não Dói” e a marchinha de carnaval “Alface” estão presentes no repertório do show, que acontece em homenagem a Cláudio Moraleida, amigo da cantora e produtor musical do álbum, que faleceu em janeiro de 2025.
Quinta no Raul
O projeto do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado acontece sempre nas noites de quinta-feira e de forma gratuita. A proposta foi criada devido à vocação musical do entorno, que conta com diversas escolas de formação musical, núcleos de criação como bandas e coletivos. Com o passar dos anos houve uma ampliação de atendimento para outras áreas artísticas, tais como dança e artes cênicas.
Entre julho de 2022 e março de 2025, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 30 edições com atrações de múltiplas linguagens como o show da Banda Suvaco Xeroso, da cantora Adriana Araújo, do grupo Magnatas do Samba, do Bloco Chega o Rei, do grupo Chorosas e do Bloco Magnólia, totalizando um público de aproximadamente 4.600 pessoas.
Terça da Dança
Projeto especial do Teatro Marília e do CRDançaBH, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura desde 2019, o Terça da Dança tem como proposta oferecer uma programação contínua com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, além de ações formativas e reflexivas. A programação acontece sempre às terças-feiras, às 19h, no Teatro Marília.
Música de Domingo
Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019, mas com a Covid-19 teve novamente suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, a iniciativa voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Entre setembro de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 19 edições, com público total de aproximadamente 4 mil pessoas, que receberam as atrações como “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, “Aline Calixto”, "Roger Deff", "Toninho Horta" e "Samba Marku".
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
Circuito Municipal de Cultura
Quinta no Raul | Espetáculo de dança “Gitaneria”, da Cia de Baile Flamenco Fátima Carretero.
Quando. Quinta-feira (8), às 20h.
Onde. Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado - Rua Leonil Prata, S/N - Alípio de Melo.
Quanto. Ingressos gratuitos retirados on-line no site Sympla.
Classificação. Livre
Duração. 50min
Terça da Dança | Espetáculo “Isidoro: um Negro de Quilate”, com Evandro Passos e Do Xangô
Quando. Terça-feira (20), às 19h.
Onde. Teatro Marília - Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia.
Quanto. Ingressos gratuitos retirados on-line no site Sympla.
Classificação. Livre
Duração. 50 minutos
Música de Domingo | Show “Entrecordas”, da cantora e compositora Ana C.
Quando. Domingo (25), às 11h.
Onde. Teatro Francisco Nunes - Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro.
Quanto. Ingressos gratuitos retirados on-line no site Sympla.
Duração. 1h10min.
Classificação. Livre.
Acessibilidade em Libras.