Pular para o conteúdo principal

Projeto Territórios Criativos exibe apresentações musicais da Mostra Periférica de Música
Foto: Luiza Palhares

Projeto Territórios Criativos exibe apresentações musicais da Mostra Periférica

criado em 15/12/2021 - atualizado em 15/12/2021 | 16:52

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura lançam, nos dias 16 e 17, às 19h, os vídeos com as apresentações artísticas da Mostra Periférica de Música. A ação, viabilizada pelos Centros Culturais municipais, por meio do projeto Territórios Criativos 2021, em parceria com a Escola Livre de Artes - Arena da Cultura, contou com diversas etapas e ações formativas, tendo como foco o protagonismo de artistas e grupos locais, em processo de profissionalização, na gestão e qualificação de suas carreiras. 

Os artistas e grupos que concluíram as ações formativas foram contemplados com uma gravação profissional das músicas, em vídeo, para exibição presencial e on-line. O resultado final com as apresentações artísticas poderá ser visto no canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube. Os vídeos também serão exibidos presencialmente nos Centros Culturais Jardim Guanabara,, Lindéia Regina, Padre Eustáquio, Pampulha, São Geraldo, Salgado Filho, Usina de Cultura, Venda Nova e Vila Fátima. Toda programação é gratuita e segue os protocolos sanitários de controle da Covid-19.

A Mostra Periférica de Música realizou uma série de ações formativas, em outubro, com aulas remotas oferecidas por meio da plataforma Google Meet. Nas aulas, foram abordadas qualificações técnicas sobre figurino, produção, capacitação para editais, gestão de redes sociais, entre outras habilidades, sendo mais de 65 artistas e grupos contemplados. 

Dentre eles, 18 artistas que concluíram o processo formativo foram selecionados para a etapa final da Mostra. Eles foram contemplados com ensaios monitorados que contaram com a avaliação e recomendações de profissionais de renome da área da música, participando desta etapa músicos, produtores e diretores musicais. Os artistas realizaram apresentações musicais ao vivo, nas quais puderam colocar em prática tudo o que viram no processo formativo. O resultado desse trabalho poderá ser visto na gravação profissional das apresentações exibidas na Mostra Periférica de Música.

A diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, explica a relevância da iniciativa para o cenário artístico de Belo Horizonte. "A Mostra Periférica de Música evidencia a potência e a diversidade das produções musicais dos múltiplos territórios da cidade. A possibilidade de reunir os artistas em torno da profissionalização que passa pela formação, diálogo com outras linguagens artísticas, até chegar na difusão, no palco, com um repertório amplo de ritmos e trajetórias, destaca, além dessa força da música praticada nas pontas da cidade, a importância das políticas públicas na garantia do acesso aos bens culturais e no protagonismo de grupos e agentes locais", afirma a diretora.

Territórios Criativos - Mostra Periférica de Música

Dias: 16 e 17 de dezembro, às 19h.

Toda programação é gratuita.

Exibição on-line: Canal do Youtube da FMC

Exibição presencial: Centros Culturais Jardim Guanabara, Lindéia Regina, Padre Eustáquio, Pampulha, São Geraldo, Salgado Filho, Usina de Cultura, Venda Nova e Vila Fátima. Os endereços podem ser consultados neste link.