Pular para o conteúdo principal

Imagem de grupo de teatro se apresentando
Foto: Barbara Amaral

Projeto Territórios Criativos apresenta programação cultural de artes cênicas

criado em - atualizado em

Mais uma atração virtual do projeto Territórios Criativos será transmitida neste domingo (13) às 16h. Desta vez serão exibidas atrações de teatro e dança com a programação Território Cênico, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura. Territórios Criativos é uma iniciativa para potencializar os laços entre o público e os artistas das regiões em que os Centros Culturais estão localizados, a partir de uma programação cultural diversa e transversal.

Entre as atrações da semana estão a apresentação da cena Ilumiar, esquetes do Grupo Confesso e apresentação da Cia de Dança Fissura. As atrações foram gravadas entre 30 de novembro e 4 de dezembro no Centro Cultural São Bernardo, na região Norte da capital mineira, respeitando todos os protocolos sanitários vigentes de combate à pandemia da Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte. Todas as atividades serão transmitidas online, por meio do YouTube da Fundação Municipal de Cultura.

As atividades da programação estão divididas em quatro áreas: Território Musical, Território Cênico, Território Urbano e Territorinho. Cada bloco de transmissão terá a duração de uma hora, abarcando apresentações de até três artistas. A seleção de artistas foi feita de acordo com as contrapartidas do Festival Descontorno 2019 e a relação dos mesmos com os Centros Culturais.

“O projeto Territórios Criativos tem uma história consolidada com os artistas da cidade, colaborando para dar visibilidade à produção cultural vibrante que está presente em todas as regiões de Belo Horizonte. Neste ano, sua adaptação para o modelo virtual se dá como um meio de manter o vínculo entre artistas e comunidades, ainda que diante do necessário distanciamento social para o combate à pandemia da Covid-19”, explica Fabíola Moulin, secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.

 

Programação da semana

Na categoria Território Cênico, o público poderá assistir as apresentações da cena Ilumiar, que propõe um olhar na história do povo negro e a sua construção de força coletiva para rupturas dos males e mazelas relegadas a essa parcela da nossa população. Outra atração da categoria serão as esquetes do Grupo Confesso, que criam um ambiente lúdico para falar de saúde na infância e adolescência, carreiras, bullying e tecnologia. Por fim, a apresentação da Cia de Dança Fissura Jovem, em que jovens de periferia usam seus corpos, movimentos, expressões e falas para mostrar que podemos ter uma sociedade mais justa e igualitária.