Pular para o conteúdo principal

Projeto “Férias nos Parques” oferece atividades gratuitas em oito parques de BH
Foto: Suziane Brugnara

Projeto “Férias nos Parques” oferece atividades gratuitas em oito parques de BH

criado em - atualizado em

A prefeitura de Belo Horizonte programou muitas atividades gratuitas nos parques municipais para o mês de férias escolares. O Projeto “Férias nos Parques”, que começa nesta terça (18) e vai até o dia 30, oferecerá programação diversificada em oito áreas verdes, sendo os parques das Mangabeiras Maurício Campos, Roberto Burle Marx (Parque das Águas), Lagoa do Nado, Ecológico da Pampulha, Ismael de Oliveira Fábregas, Renato Azeredo, Guilherme Lage e Confisco. As atividades serão realizadas em diferentes datas e locais, confira a programação completa.

 

Brincadeiras, oficinas e práticas esportivas do programa “BH em Férias” (iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica) prometem manter as crianças ativas nos parques da cidade nessas férias. O programa disponibiliza brinquedos infláveis e jogos, além de oficinas de bolha de sabão, de basquete, de slackline, de skate, de breakdance e de patins. Confira a programação.

 

Programação estimula aprendizado sobre a biodiversidade

 

A importância da biodiversidade também é tema de uma atividade da programação de férias nos parques e será abordada de forma lúdica, por meio da exposição “O que os animais comem”, no Parque das Mangabeiras Maurício Campos. A atividade irá apresentar alguns animais presentes nos parques municipais da cidade e a alimentação natural que eles encontram nesses locais. Agentes de educação ambiental vão ajudar as crianças e adultos a entenderem as razões pelas quais não devemos alimentar os animais silvestres e as consequências desse ato, entendido equivocadamente como inofensivo por muitas pessoas. Os visitantes também terão a oportunidade de participar de um desafio rodando uma roleta para responder perguntas sobre a fauna dessa tradicional área verde.

 

Ainda no Mangabeiras será oferecida a “Trilha do Cerrado”, um percurso guiado com cerca de 400 metros, no qual os participantes podem conhecer um pouco mais sobre algumas espécies do bioma do parque e como funciona o ecossistema do local, além de curiosidades sobre a fauna e flora. O caminho é sombreado e não exige grande esforço físico. Há alguns trechos mais inclinados, nos quais o acesso será feito por escadas de madeira. Podem participar pessoas de qualquer faixa etária, sendo que as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Além disso, é obrigatório o uso de calçado fechado (tênis, sapato ou botas) para percorrer a trilha. É recomendando, ainda, vestir calças compridas; usar protetor solar, chapéu/boné, repelente contra insetos e trazer água e lanche saudável. 

 

A atividade no Parque das Mangabeiras faz parte da programação da campanha “Um Dia no Parque”, a maior mobilização nacional pela proteção de áreas verdes do Brasil. Neste ano o tema escolhido foi “É hora de cuidar do nosso lar”, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a necessidade urgente de mudanças de comportamentos em prol da preservação da natureza. O objetivo da campanha neste ano é continuar valorizando as unidades de conservação por meio da visitação, mas a expectativa é de superar os números da edição de 2022, que contou com a participação de 100 mil pessoas e 360 parques, reservas e outros tipos de áreas protegidas em todo o território nacional.