Pular para o conteúdo principal

Projeto escotismo da PBH
Divulgação/PBH

Projeto escotismo da PBH está com inscrições abertas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está com inscrições abertas para o Projeto Escotismo, coordenado pela Guarda Municipal, que atende crianças e adolescentes da capital. As atividades estavam suspensas por causa da pandemia de Covid-19 e estão sendo retomadas nas diferentes regiões da cidade. Para participar, os interessados devem encaminhar os dados para o e-mail: escotismo.gcmbh@pbh.gov.br, ou pessoalmente, na sede da Guarda, na avenida dos Andradas, 915, no Centro.

 

As atividades do escotismo são realizadas todos os sábados, em parques e áreas verdes nas nove regionais da cidade e atendem cerca de 400 crianças e adolescentes, que participam ativamente do movimento escoteiro. Os jovens realizam atividades coletivas, aprendem a importância da socialização, do trabalho em grupo, descobrem formas de viver em harmonia com o meio ambiente, respeitando e preservando a natureza, e o mais importante, se divertem em atividades ao ar livre.

 

A ação preventiva é reconhecida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente como Programa de Educação para a Cidadania.

 

O Comandante da Guarda Civil de Belo Horizonte, Rodrigo Prates, aponta que o escotismo é uma alternativa para a readaptação ao convívio social, após um período de quase dois anos de isolamento social, em função da pandemia de Covid-19. Para o Comandante, o escotismo é um projeto que apresenta novas perspectivas de socialização que vão além do mundo virtual. “No Projeto Escotismo as crianças e adolescentes têm a oportunidade de interagir com pessoas da vida real, eles aprendem, conversam, interagem e podem criar laços que serão importantes no futuro”, disse.

 

Grande Jogo Escoteiro Sérgio Vieira De Mello

 

Em comemoração aos 19 anos da Guarda Civil de Belo Horizonte, todos os jovens que são atendidos pelo Projeto Escotismo participarão de uma competição entre equipes. O evento será realizado no dia 27 de agosto, de 8h às 12h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital.

 

No jogo, os escoteiros serão divididos em equipes e devem realizar tarefas individuais e coletivas com foco no desenvolvimento e fortalecimento do grupo. O evento leva o nome do Embaixador Sérgio Vieira de Mello, que é o patrono da Guarda Civil de Belo Horizonte.