14 November 2024 -
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira (14) o plantio que marca o início do projeto Ecoflorestinhas, uma iniciativa inovadora, que transformará escolas públicas da cidade em verdadeiros oásis ecológicos. A Escola Municipal Rui da Costa Val, no bairro Jardim Felicidade, região Norte da capital, recebeu 40 mudas em uma área da escola que estava degradada.
Ao todo, serão 80 mudas de árvores do Cerrado e da Mata Atlântica, inclusive algumas frutíferas, que serão plantadas na área verde da Escola Rui da Costa Val: 40 nesta quinta-feira e o restante ao longo dos próximos dias. Para esse plantio inaugural, foram escolhidas as seguintes espécies: pau-viola, aroeira-salsa, aroeira-mansa, ipê-tabaco, ipê-branco, quaresmeira, araçá-vermelho, pitanga, jabuticaba, limão, acerola, fruta-do-conde e amora.
Além de contribuir para a recuperação ambiental das áreas verdes pertencentes ou próximas a escolas municipais, o projeto irá integrar essas miniflorestas às atividades pedagógicas, proporcionando aos alunos um contato mais próximo com a natureza e incentivando-os à prática de hábitos sustentáveis.
“É fundamental cultivar nos alunos e em suas famílias uma relação sensível com a natureza, promovendo a responsabilidade ecológica e o entendimento de que somos parte do meio ambiente, e não separados dele”, explicou Francis Duarte, assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, autor e coordenador do projeto.
Dentre os benefícios para escola e a região estão a melhoria da qualidade do ar e da água; regulação da temperatura; aumento da biodiversidade, já que as árvores atraem pássaros e insetos; e promoção da saúde física e mental.
“O projeto Ecoflorestinhas representa um importante passo para a construção de uma cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida para seus habitantes. Ao transformar as escolas em espaços verdes e educativos, a Prefeitura de Belo Horizonte investe no futuro das próximas gerações”, resumiu o coordenador do projeto.
Nesta fase inicial, será implantada uma minifloresta em cada uma das nove regionais da cidade.