13 September 2021 -
Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte para adolescentes de 14 a 18 anos, o curso on-line para a criação de um Guia de Oportunidades para Jovens – feito em formato de aplicativo para celular, com buscas de dicas de trabalho, lazer, cultura e esportes – deu origem a uma série com quatro videoaulas que permanecem na internet. O curso foi oferecido aos moradores dos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas, na Regional Leste, no primeiro semestre deste ano. E agora está à disposição da comunidade local e de todos os demais que se interessarem.
As videoaulas são fruto da parceria celebrada por meio de termo de colaboração entre a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) denominada Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC. 3 Realizado no formato on-line entre abril e junho deste ano, devido ao isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o curso permitiu aos participantes aprender a identificar, mapear, listar e selecionar as dicas necessária para a construção do guia.
Os vídeos ensinam ainda os passos necessários para fazer o mapeamento, o diagnóstico, a definição do visual e, por fim, a criar o aplicativo para celular. O conteúdo permanece disponível no Youtube, dividido em aulas com uma média de 10 minutos de duração, cada uma.
Seguem os links para consulta:
- Videoaula 1: https://youtu.be/XsxoWUbyyFc
- Videoaula 2: https://youtu.be/73cEAoYPNno
- Videoaula 3: https://youtu.be/N2rSExuI3lg
- Videoaula 4: https://youtu.be/G6Yj6l-TLLo
O curso para a criação do Guia-Aplicativo de Oportunidades faz parte do Projeto Expressão Cidadã, voltado para a promoção do protagonismo juvenil entre moradores de áreas de alta vulnerabilidade social, retirando estes jovens da rota da criminalidade. O projeto é uma das ações do Programa Territórios de Prevenção, da Diretoria de Prevenção à Criminalidade da SMSP, que é desenvolvido desde 2018 nos três bairros (Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril) definidos como L4, e que foram apontados, em mapeamento social e econômico como áreas onde se verificou alto risco de envolvimento da juventude com o crime, de acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) de Belo Horizonte.