Pular para o conteúdo principal

Guardas municipais seguem com aulas práticas do curso do Ministério da Justiça em BH
Divulgação/PBH

Guardas municipais seguem com aulas práticas do curso do Ministério da Justiça em BH

criado em - atualizado em

O curso de qualificação da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), promovido na capital mineira pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, prossegue com aulas práticas nesta quinta (30) e sexta-feira (de 9h às 12h). Como parte da programação oferecida na Praça Rui Barbosa, Centro da cidade, os agentes passam por simulações de abordagem a ambulantes e pessoas em surto.

O curso de Formação Integrada para Guardas foi iniciado na última segunda-feira (27) com 70 participantes. Entre os temas de destaques das aulas (80 horas) estão as exposições sobre polícia comunitária e uso diferenciado da força. As aulas com instrutores de corporações de várias cidades do país serão encerradas no dia 7 de novembro.

A iniciativa faz parte da parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Julio Cesar Pereira de Freitas, comandante da GCMBH, ressalta que a iniciativa contribui para a qualificação dos profissionais, possibilitando a adoção de normas de padronização de condutas e procedimentos, e ratifica a importância estratégica das guardas municipais no contexto da segurança nacional.

Ensino e qualificação

As aulas teóricas são realizadas na sede do Departamento de Ensino e Qualificação da GCMBH, localizado na Rua Raimundo Venâncio da Silva, 12, Bairro Pompeia (Regional Leste).

Nas temáticas dos módulos sobre uso diferenciado da Força e de Operador de Política Comunitária Aplicada serão tratadas questões como legislação, verbalização, postura policial e técnicas de contenção e imobilização.

"O maior ganho dessa iniciativa é a troca de experiências com profissionais de segurança pública de todas as regiões do país que atuam como instrutores. Essa diversidade de perspectivas enriquece o aprendizado, amplia os horizontes e nos proporciona ferramentas para aprimorar os mecanismos de gerenciamento e planejamento educacional”, ressalta Fernando César Silveira, diretor de Ensino da Guarda Municipal de BH.