Pular para o conteúdo principal

Mulheres do projeto
Divulgação/PBH

Projeto de enfrentamento à violência doméstica certifica mulheres

criado em - atualizado em

Nesta sexta-feira (16), ocorrerá o encontro de encerramento das oficinas do Projeto Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós, realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Núcleo de Promoção da Saúde e Paz da Faculdade de Medicina da UFMG. A iniciativa tem a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) e é voltada para mulheres em situação de violência e de vulnerabilidade social, buscando garantir o acesso delas à geração de renda, com inclusão produtiva e inserção no mercado de trabalho para que elas rompam o ciclo de dependência econômica de companheiros agressivos. O evento acontecerá no CRAS Granja de Freitas, localizado na rua do Grupo, 12.

 

Mais de 60 mulheres receberão o certificado pela participação nas oficinas, que tiveram como público alvo moradoras dos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, na região Leste da capital. A iniciativa ocorreu de julho a novembro e ofereceu cursos de corte e costura, gastronomia e design em bijuterias para participantes das três comunidades. Durante o período, houve a realização de bazares mensais, como forma de promover a profissionalização das participantes e a comercialização dos produtos.

 

O Projeto Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós atua também na mediação de conflitos e na prevenção às violências doméstica, racial e de gênero, promovendo ainda a articulação com os equipamentos públicos locais (como os CRAS, escolas municipais e unidades de saúde), como forma de otimizar as redes de proteção social da região. Associada às atividades de inclusão produtiva, são realizadas rodas de conversa, que visam promover a saúde física e psicológica das participantes, o que traz o empoderamento social e político das mulheres, ao discutir temáticas relacionadas ao cotidiano e às experiências das usuárias.