Pular para o conteúdo principal

Cantor e baterista da Banda da Guarda Municipal se apresenta em quadra esportiva; ao fundo, plateia com mais de 60 pessoas.
Foto: Divulgação PBH

Projeto da Guarda Municipal forma novos músicos na cidade

criado em - atualizado em

 

Na sexta-feira, dia 22 de dezembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, entregou o certificado de conclusão de curso a 11 alunos do projeto Adote um Músico. O Adote um Músico é desenvolvido pela Banda de Música da Guarda Municipal e pela Diretoria de Prevenção à Criminalidade. A cerimônia de formatura foi realizada na Escola Municipal Israel Pinheiro, no bairro Alto Vera Cruz, região Leste da cidade.

 

Como em anos anteriores, a Banda de Música selecionou uma escola do Município, seguindo critérios de vulnerabilidade social e violência local, por um período de seis meses. Os jovens que participaram do projeto aprenderam teoria musical, técnicas de canto, leitura de partituras e ainda tiveram aulas de flauta doce, teclado e violão.

 

Para o coordenador da banda, o subinspetor José Roberto Meira, a ação desse ano foi desafiante, pois a escola está em um local cercado por violência. “Adentramos em um território em que a violência parece fazer parte do cotidiano e nossa missão foi desconstruir esse cenário por meio da música e, mesmo formando poucos alunos, tenho a convicção que deixamos bons exemplos”, disse.

 

A proposta do Adote um Músico é despertar em crianças e adolescentes o interesse pela arte, criando alternativas para que esses jovens não se envolvam com a criminalidade. O projeto já formou 55 músicos na cidade.  

 

Recorde de apresentações

Após a cerimônia, a Banda da Guarda Municipal encerrou suas atividades na temporada 2018. Neste ano, o conjunto musical fez 150 apresentações, número recorde na sua trajetória, superando as 120 realizadas na temporada passada.

 

Dessas apresentações, 65 foram concertos didáticos em escolas municipais, 40 aconteceram em espaços públicos como parques, praças, estações de ônibus e unidades de saúde e o restante integrou as ações do projeto Adote um Músico.

 

As solicitações para apresentações para a temporada 2019 já estão abertas e podem ser realizadas através do e-mail bandagmbh@pbh.gov.br ou pelo telefone 3277-7335.