Pular para o conteúdo principal

Projeto da Guarda Municipal Adote um Músico tem 20 novos formandos
Foto: divulgação/PBH

Projeto da Guarda Municipal Adote um Músico tem 20 novos formandos

criado em - atualizado em

 A cidade de Belo Horizonte ganhou 20 novos músicos. A formatura aconteceu nesta quarta-feira (18) na Escola Municipal Israel Pinheiro, localizada na região Leste, onde os jovens musicistas frequentam o ensino fundamental. Durante todo o ano de 2019 os adolescentes participaram do curso de iniciação musical no Projeto Adote um Músico, que é desenvolvido pela Banda de Música da Guarda Civil Municipal. Eles tiveram aulas de teoria musical, canto, leitura de partituras e ainda iniciaram o aprendizado de percussão, violão, flauta-doce e teclado.

O Adote um músico é um projeto de prevenção à criminalidade desenvolvido em escolas da Prefeitura com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, com o intuito de criar uma cultura de paz, por meio da integração entre segurança e cultura. As aulas de música são levadas a escolas localizadas em comunidades que registram elevados índices de vulnerabilidade social.

Em quatro anos de projeto, a Guarda Municipal já formou 66 músicos. Para o agente Wallisson Serra, integrante da Banda da Guarda e um dos idealizadores do Adote um Músico, a formatura é sempre um momento especial. “Trabalhamos o ano todo e agora podemos constatar, por meio da evolução desses jovens, que valeu a pena! Tenho muita fé de que ofertando cultura e conhecimento, podemos influenciar positivamente na vida futura de cada uns desses alunos”, comemora.

Para o secretário Municipal de Segurança de Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino, ao formar novos músicos, a Banda da Guarda Municipal confirma o importante papel que desempenha no fortalecimento da política de prevenção. “O governo empoderou a Banda da nossa Guarda Municipal, por meio de decreto, em 2017. Desde então, o grupo tem nos auxiliado cada vez mais na difusão de políticas preventivas, fazendo com que tenhamos sempre um grande orgulho desses profissionais que fazem a diferença na cidade”, declara.


Recorde de apresentações


Paralelamente ao trabalho social e preventivo desenvolvido na cidade, a Banda de Música da Guarda Municipal realizou 150 apresentações ao longo de 2019. O grupamento é formado por 44 instrumentistas, que percorreram as nove regionais da cidade, animando festas nas unidades de ensino infantil, participando de concertos didáticos e se apresentando nas praças, estações de ônibus e parques da cidade.