Pular para o conteúdo principal

Projeto da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH incentiva a produção literária
Divulgação/PBH

Projeto da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH incentiva a produção literária

criado em - atualizado em

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) amplia as ações voltadas à formação literária com o Laboratório da Escrita, projeto que incentiva a criação e o desenvolvimento de obras autorais. A iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, propõe um espaço colaborativo de mentoria e troca entre pessoas interessadas em transformar ideias em projetos literários. Os encontros começaram em 16 de setembro e acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 18h, na sede da biblioteca (Rua Espírito Santo, 593, Centro). Para participar não é necessário realizar inscrição prévia e novos participantes podem ingressar a qualquer momento, até o limite de 15 vagas.

Nos encontros, cada participante é convidado a apresentar uma ideia literária e, a partir dela, traçar coletivamente os caminhos para transformá-la em um projeto literário concluído. O processo abrange todas as etapas da criação de uma obra — da concepção inicial à escrita, preparação, edição, projeto gráfico, capa, impressão, publicação e lançamento.

A proposta aposta no trabalho colaborativo: o grupo busca soluções que possam ser compartilhadas, mas também adaptadas às particularidades de cada projeto. Ao longo das atividades, são abordadas diferentes estratégias de publicação e circulação de textos, além de exercícios de escrita, discussões sobre gêneros literários, indicações de leitura e reflexões sobre o percurso de quem deseja trilhar uma carreira no campo da literatura.

Mediado pelo técnico em Literatura Samuel Medina, integrante do Setor Educativo da BPIJ-BH, o Laboratório da Escrita funciona como uma mentoria coletiva, horizontal e experimental. Com mais de dez anos de experiência no meio literário, Samuel é graduado em Letras pela UFMG, pós-graduado em Gestão Cultural pela UNA e autor de livros para crianças e adultos, além de textos publicados em antologias e revistas literárias.

Para Daniela Chaves, gerente da BPIJ-BH, o projeto fortalece o eixo de formação literária da biblioteca. “Estamos ampliando as oportunidades para que escritores em formação encontrem um espaço de diálogo e construção coletiva. Essa iniciativa integra um conjunto de ações de estímulo à leitura e à criação literária desenvolvidas pela Instituição, que inclui também o ‘Vozes da Narração de Histórias’, encontro que aborda a trajetória artística de narradores de histórias da cidade, e o ‘Diálogos na BPIJ-BH’, espaço de discussão de temas relacionados às práticas de incentivo e mediação de leitura”, conclui.

Sobre a biblioteca

Criada em fevereiro de 1991, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte é um espaço de encontro e fomento à leitura, à escrita e à literatura em suas diversas formas de expressão, com foco especial nas infâncias e juventudes. Ao longo dos anos, consolidou-se como referência nacional no atendimento ao público infantil e juvenil, além de ser fonte de pesquisa para estudiosos das áreas da literatura, educação e artes. A Biblioteca oferece empréstimo de livros e gibis, espaço de leitura local, rodas de leitura, saraus, oficinas literárias, debates e encontros com autores, sempre com o compromisso de ampliar as liberdades culturais e promover o acesso ao livro e à leitura como direito de todos. Em setembro de 2025 foi reinaugurada e ganhou uma nova sede.

Serviço
Laboratório da Escrita | Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH

Data: Toda terça-feira, a partir das 18h
Mediação: Samuel Medina
Vagas: 15
Atividade gratuita | sem necessidade de inscrição prévia
Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH (Rua Espírito Santo, 593 - Centro. Belo Horizonte - MG)