21 Maio 2025 -
Como parte das celebrações dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design recebe a “Mostra Interativa Conhecer Para Cuidar” entre os dias 21 e 25 de maio. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo Asas – Educação Cultura e Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura e recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A mostra oferece vivências interativas e lúdicas, incluindo uma oficina de maquetes, seguida da visita mediada a uma exposição educativa. As ações são gratuitas e voltadas ao público de todas as idades.
Os participantes serão orientados a montar uma maquete em papel deste que é um dos espaços mais emblemáticos da arquitetura de Niemeyer na capital mineira. A oficina acontece em uma unidade móvel do projeto, estacionada na Praça Dalva Simão, com sessões às 8h, 9h30, 13h30 e 15h. Os participantes poderão levar a maquetes construídas. Após cada oficina, o público será convidado a visitar à própria Casa do Baile, para apreciar uma exposição com maquetes das outras três edificações que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha: o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), o Museu de Arte da Pampulha (MAP) e o Iate Tênis Clube.
O público também poderá conhecer a publicação “Casa do Baile – Conjunto Moderno da Pampulha” que integra o Programa “Cultura na Cidade”, e foi viabilizada por meio de parceria entre Fundação Municipal de Cultura (FMC) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio do Fundo Especial do MPMG (FUNEMP). Com participação ativa do Arquivo Público Cidade de Belo Horizonte, este convênio contribuiu para fortalecer e ampliar programas já realizados pela Secretaria e Fundação Municipal de Cultura.
Os livros da coleção “Conhecer Para Cuidar” são frutos de um projeto de mesmo nome que, desde 2011, entre outras ações, convida as pessoas a construírem maquetes em papel representando patrimônios importantes do nosso país e das nossas cidades. À medida que são montadas as réplicas – muito próximas aos projetos originais – é possível perceber que a iniciativa atinge um dos seus objetivos: promover a aproximação, de forma lúdica e prazerosa, com o patrimônio representado, além de provocar o desejo de se preservar esses bens.
O projeto “Conhecer Para Cuidar” é reconhecido pela comunidade educacional do Brasil e pelas principais entidades que atuam na área da cultura, da educação, da economia criativa e do turismo. A Coleção já recebeu chancelas internacionais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos –, escolheu a coleção “Conhecer Para Cuidar” como produto de referência da economia criativa brasileira com vistas à sua internacionalização. O projeto ainda conta com o apoio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, do Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo –, do INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro – e do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Serviço
“Mostra Interativa Conhecer Para Cuidar”
Data: desta quarta-feira (21) a domingo (25), às 8h, 9h30, 13h30 e 15h (horário de início das oficinas na Unidade Móvel estacionada na Praça Dalva Simão)
Entrada gratuita - Sujeita à lotação. Sem necessidade de inscrição prévia
Local: Praça Dalva Simão | Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha).