Pular para o conteúdo principal

Projeto Cine Diversidade propõe debate sobre HIV/AIDS na sessão de dezembro
Divulgação/PBH

Projeto Cine Diversidade propõe debate sobre HIV/AIDS na sessão de dezembro

criado em - atualizado em

No mês de dezembro, o Cine Santa Tereza recebe uma edição do projeto Cine Diversidade, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), que faz referência à mobilização nacional do Dezembro Vermelho na luta contra o vírus HIV/AIDS. O projeto propõe um debate sobre o tema a partir da exibição de dois curtas-metragens brasileiros. A sessão comentada, que acontece nesta terça-feira (5), às 19h, exibe os filmes “Inconfissões”, documentário dirigido por Ana Galizia, e “Sangro”, dos diretores Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR. A classificação indicativa da sessão é 16 anos.

 

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados on-line. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa do Cine Santa Tereza pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

A sessão começa com a exibição do curta “Inconfissões”, que mostra a história do ator e diretor de teatro Luiz Roberto, contada pela sua sobrinha Ana Galizia. Luiz faleceu muito jovem, mas deixou um rico acervo pessoal. Trinta anos depois, Ana mergulha nesses arquivos para trazer um diário íntimo desse tio que nunca conheceu. Logo em seguida, o público assistirá ao curta-metragem de animação “Sangro”, que foi inspirado na história real de Caioh Deroci. Caio, que também narra o curta-metragem, conta em primeira pessoa o turbilhão de sentimentos que envolvem a notícia de estar vivendo com HIV e o seu processo de superação. A obra propõe desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social, em relação ao vírus.

 

Essa sessão contará com os comentários de Heliana Moura, assistente social no Centro de Testagem e Aconselhamento de Belo Horizonte (MG) – CTA UAI; de Vênus Drubscky, educador social do Programa BH de Mãos Dadas Contra a AIDS da Prefeitura de Belo Horizonte com mediação de Lucas Lopes, coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG.

 

 

Sobre o Cine Diversidade

O Cine Diversidade é promovido pelo CRP-MG com a parceria da Diretoria de Promoção das Artes e da Diretoria de Políticas para a População LGBTQIA+, além do apoio cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e ao racismo, o que consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.

 

Serviço

 

Cine Diversidade - Novembro

Data: terça-feira (5), às 19h.

Filmes:

Inconfissões (Ana Galizia | Brasil | 2018 | 22 min)

Sangro (Tiago Minamisawa/Bruno H Castro/Guto BR | Brasil | 2019 | 7 min)

Sessão comentada

Classificação indicativa da sessão: 16 anos

Ingressos gratuitos: www.sympla.com.br ou na bilheteria, 30 minutos antes da sessão.

Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, Praça Duque de Caxias)